Disputou-se neste Domingo, 25 de Julho, a 5.ª etapa do Campeonato do Mundo Triatlo, no percurso de Londres que será o palco dos Jogos Olímpicos em 2012. O beneditense João Silva, tal como já nos habituou, realizou mais uma excelente prova, conseguindo o 11.º lugar, entre todos os melhores triatletas do mundo da actualidade. Com este resultado o jovem triatleta entrou no top10 do ranking do Campeonato do Mundo ITU. Sessenta e cinco homens iniciaram, no lago Serpentine, em Londres, a quinta etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo.  O primeiro líder foi o americano Ben Collins mas no final da primeira volta já era Alistair Brownlee que assumira a liderança acompanhado de perto por Maik Petzold da Alemanha e Frederic Belaubre da França, saindo para a 1.ª transição por esta ordem. João Silva saiu da água em 14.º lugar a 10 segundos do primeiro.


No início do ciclismo formou-se um grupo de 28 atletas, onde estava João Silva e um grande número de favoritos, com destaque para Gomez de Espanha, Frodeno da Alemanha e Alexander Brukhankov da Rússia.  Após a segunda de oito voltas, a liderança tinha uma vantagem de 36 segundos sobre o grupo de perseguição, que incluía o britânico Tim Don e o americano Jarrod Shoemaker. Os perseguidores foram capazes de reduzir o fosso na quarta volta, formando um só grupo.  Alistair Brownlee tentou uma fuga logo que os dois grupos se uniram, mas foi rapidamente absorvido pelo pelotão. A próxima tentativa foi feita pelo seu colega britânico Stuart Hayes, que conseguiu fugir levando consigo o espanhol Ivan Rana e o brasileiro Reinaldo Colucci. O pelotão, onde se incluíam os portugueses João Silva e João Pereira, quebrou um pouco o ritmo para poupar energia para a corrida. Entretanto, na última volta, o trio da frente foi alcançado por Bruno Pais,  Ellice Clarke (NZL), Belaubre (FRA) e Erhard Wolfhaardt (RSA). Este grupo construiu uma vantagem de quase 50 segundos sobre os perseguidores, no início da corrida.

Os irmãos Brownlee, Frodeno e Gomez assumiram o cargo de perseguir os líderes no início da corrida, tendo-os alcançado no final da primeira das três voltas. Ficaram quatro homens na frente, desde o início da segunda volta, para decidir as três medalhas.  Na última volta, os Brownlees e Gomez foram capazes de deixar para trás Frodeno, e parecia que o pódio estava definido. No entanto, com apenas um quilómetro para correr, Gomez aumentou o andamento, afastando-se do par de ingleses, Alistair parecia estar em grande sofrimento e, com apenas 400 metros para correr, diminuiu para um ritmo muito lento. Gomez caminhou em direcção à meta para terminar em primeiro, com o tempo de 1:42:08, com o mais jovem Brownlee a concluir em segundo, seis segundos depois. Frodeno, que parecia fora da disputa por uma medalha, devido aos problemas evidenciados por Alistair, terminou em terceiro, cruzando a linha 16 segundos depois de Jonathan Brownlee.

João Silva que iniciou a corrida em 46.º lugar, a 58 segundos do primeiro, fez uma grande corrida, sempre a ganhar lugares e terminou na 11.ª posição a 1 minuto do vencedor. Bruno Pais terminou em 25.º e João Pereira em 35.º

















Desporto Leiria