Bruna Honório - Jogadora de Hóquei em Patins

" O HC Turquel está com uma dinâmica e uma vontade para o hóquei que já não via á muitos, muitos anos "


Bruna Honório, é uma jogadora de hóquei em patins que representa actualmente o Hóquei Clube de Turquel. Começou cedo a praticar vários desportos como patinagem artística ou ténis mas o hóquei em patins foi a modalidade que nela despertou mais interesse e foi mesmo no clube turquelense que começou a sua formação na modalidade, tendo representado posteriormente também o Alcobacense e a Fundação Nortecoope. Foi neste clube maiato que Bruna conquistou tudo o que há para ganhar no Hóquei em Patins Feminino Nacional, tendo conquistado cinco Campeonatos Nacionais, quatro Supertaças e cinco Taças de Portugal. De destacar também que pela Fundação Nortecoope foi também finalista da Taça de Europa de Clubes. Representou por diversas a Selecção Nacional Portuguesa, tendo sido finalista vencida no Campeonato do Mundo no Japão e finalista vencida do Campeonato da Europa realizado em Portugal. É irmã da sua colega de equipa Gisela Honório.

Desporto Leiria - Bruna conta aos leitores do Desporto Leiria como começaste a tua carreira desportiva?

Bruna - Desde que me lembro de ser gente que pratico desporto, os meus pais sempre me incentivaram para tal mas acho que nem era preciso porque o bichinho ja lá estava. Comecei pela patinagem artística (em Turquel), passando pelo ténis, natação e até mesmo o ballet mas os desportos colectivos sempre me fascinaram mais, tendo então aos 11 anos entrado no mundo do hóquei como praticante pois o hóquei sempre fez parte da minha vida visto que o meu pai foi jogador.

Desporto Leiria - Estiveste na primeira equipa feminina do HC Turquel lembras-te bem dessa equipa? 

Bruna - Começou tudo com uma brincadeira de miúdas. Aos 11 anos juntamente com umas amigas começamos a treinar com os rapazes isto em meados de Abril, era muito divertido. Nesse mesmo ano conseguimos juntar 10 miúdas (Bruna, Inês, Telma, Vânia, Joana, Núria, Marta, Dalila, Sandra e Vera) e formamos uma equipa e em Setembro o clube decidiu inscrever-nos no campeonato. Ao longo dos tempos foram aparecendo mais raparigas. Foi um ano muito divertido porque foi a primeira vez para todas e éramos tão novas e já jogávamos contra equipas com muita experiência. Esses tempos deixam muita saudade.

Desporto Leiria - Depois seguiu-se a Fundação Nortecoope, clube onde conquistaste muitos títulos e que dominou por muitos o hóquei feminino nacional, é uma equipa que nunca irás esquecer certo?

Bruna - Dois anos anos antes de ir para a Fundação ainda joguei no Alcobacense e gostava de referir isso porque foi um clube importante para mim. Também foram dois anos espectaculares. No primeiro ano que fui parar lá fizemos um campeonato muito bom, encontrei colegas com mais experiência e aprendi muito pois já jogávamos contra as “grandes” do hóquei em patins nacional. Ao fim desses dois anos fui então para a Fundaçao Nortecoope, um mundo completamente diferente, la vivia-se o hóquei com uma intensidade espectacular. Tive a sorte de jogar com as melhores jogadoras do mundo e contra as melhores jogadoras do mundo, era o caso da Patricia Albuquerque, Gina... Na altura existiam duas equipas (Porto Santo e Gulpilhares) em que nelas jogavam jogadoras de diferentes selecções, desde a selecção argentina á selecção alemã, enfim era um prazer jogar contra elas e eu só queria era absorver cada momento. Aprendi muito fiz boas amigas e certamente nunca vou esquecer estes 5 anos que lá estive e ganhei tudo o que havia para ganhar. 

Desporto Leiria - Qual foi para ti o momento da tua carreira? 
  
Bruna - Foram vários os momentos importantes na minha carreira, mas aquele que me marcou mais, talvez por aquilo que me ensinou como atleta foi o mundial no chile. Fomos para lá com uma selecção completamente renovada do que tinha sido no ano anterior, ninguém acreditava em nós e naquilo que podiamos fazer e graças ao professor Paulo Lopes e ao professor Sénica conseguimos um espectacular 4º lugar com uma selecção algo inexperiente naquelas andanças. 

Desporto Leiria - Representaste muitos anos a Selecção Nacional Portuguesa, porque não continuaste, visto ter muita qualidade para continuar lá?
 

Bruna - Para qualquer jogadora é um orgulho enorme representar a Selecção Nacional mas infelizmente o hoquei não paga uma renda de casa, nem contas da água nem luz e então tive que tomar uma decisão dificil. O ano passado era completamente impossivel para mim representar a selecção é arriscar perder o emprego, visto que tinha arranjado a pouco tempo e nem as férias podia usar para ir para estágio, que é o que infelizmente as atletas tem que fazer parar representar o seu país. Mas agora com a estabilidade profissional quem sabe.

Desporto Leiria - Este ano voltaste ao HC Turquel, a casa que te viu nascer para o hóquei, sempre sonhaste em regressaste?
 

Bruna - Sim, completamente. Além de ser o clube do coração está com uma dinâmica e uma vontade para o hóquei que ja não via á muitos, muitos anos. É um prazer e um orgulho representar esta casa.

Desporto Leiria - Acreditas que este ano poderás reconquistar o título de campeã nacional, mas agora na equipa turquelense? 

Bruna
- Claro, temos todas as condições para o fazer, temos um grupo muito bom com uma vontade enorme de jogar, treinar, aprender, divertir-se e com um talento enorme. 



Desporto Leiria - Como é ter a tua irmã Gisela como companheira de equipa?

Bruna -
É muito reconfortante, é o meu apoio, e jogar com ela é uma vantagem, além de ser para mim das melhores jogadoras nacionais, ja jogámos de olhos fechados uma com a outra, e o que me falta a mim no meu feitio ela completa e vice-versa.



Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria