Vasco Luís - Jogador de Hóquei em Patins

 "  Devo parte da minha formação enquanto Homem e Desportista ao HC Turquel "
 
Vasco Luís, é um jogador de Hóquei em Patins, que joga actualmente no Hóquei Clube de Turquel, e que fez toda a formação no clube de Turquel. Há duas temporadas foi o melhor marcador da 2ª Divisão, sendo considerado dos melhores jogadores daquela dessa divisão nas últimas épocas.

DesportoLeiria - Boa tarde Vasco Luís, conta ao leitores do Desporto Leiria como começaste a tua carreira desportiva?
Vasco - Olá Gonçalo e a todos leitores, a minha carreira no hóquei em patins começou por influência dos meus tios e claro do meu irmão que já praticava quando eu era pequeno. Tinha 4 anos quando calçei pela primeira vez um par de patins e desde aí até aos dias de hoje a paixão pela modalidade foi sendo cada vez maior. Comecei na iniciação como em todas as modalidades e fui passando pelos vários escalões de formação até chegar aos Séniores onde ainda me mantenho.

DesportoLeiria - Sempre conheceste um único clube na tua carreira, o Hóquei Clube de Turquel onde fizeste toda a tua formação certo?
Vasco - Sim. O Hóquei Clube de Turquel foi o meu único clube na carreira e foi lá que fiz toda a minha formação enquanto hoquista.

DesportoLeiria - Qual o melhor momento que viveste na tua carreira como hoquista até hoje? 

Vasco - Tive vários momentos na minha carreira que considero especiais, desde a vitória no Campeonato inter-regiões pela Selecção de Leiria em 2002, a época 2003/2004 pelos Juvenis do HCT onde fui o melhor marcador do Campeonato Nacional do escalão, mais recentemente destaco também a época 2008/2009 onde fui o melhor marcador do Campeonato Nacional da 2ª Divisão e claro nessa mesma época tenho de falar do play-off de subida à 1ª Divisão Nacional, que apesar de termos saído derrotados, foi uma experiência inesquecível.

DesportoLeiria - Como classificas até duas últimas épocas do Hóquei Clube de Turquel em que na primeira estiveram perto da subida e esta que ficou o pouco aquém das expectativas?


Vasco - Como já referi anteriormente, a primeira época de que falas em 2008/2009 foi a melhor época e o melhor momento que já vivi em toda a minha carreira. Conseguir andar até ao último jogo do Campeonato a lutar para subir ao escalão mais alto da modalidade só com a chamada "prata da casa", só por si já foi um feito notável. Nesta última época, em 2009/2010, as coisas não correram como esperávamos, apesar de um digno 4º lugar, mas o objectivo era a subida de divisão, ou seja o 1º ou o 2º lugar e tal não foi conseguido. Posso acrescentar que foi um pouco frustrante não conseguir cumprir o objectivo, mas no Desporto é mesmo assim, temos que viver com as alegrias e frustrações.
  
DesportoLeiria - A nível pessoal tens feito épocas de grande qualidade, sendo que a dois anos foste o melhor marcador da 2ª Divisão, prometes uma nova época com muitos golos?
Vasco - Não prometo uma época com mais ou menos golos, posso prometer uma época de muito trabalho e dedicação diária à causa, que neste caso é o Hóquei Clube de Turquel e a equipa sénior. O facto de ter feito 120 golos nas últimas duas épocas não garante nada, nem para mim nem para a equipa, até porque essas épocas já fazem parte do passado e agora temos de nos concentrar no presente. O presente é a época 2010/2011 e vamos trabalhar muito para ajudar o clube a atingir os seus objectivos.

Desporto Leiria  - Tiveste abordagens para a próxima época, ou continuarás fiél ao teu Hóquei Clube de Turquel?

Vasco - Posso-te dizer que tive alguns contactos mas que não me despertaram muito interesse e o risco de partir para uma aventura poderia não compensar. Depois, como o Projecto do HCT era bem aliciante eu decidi continuar fiel ao meu clube do coração. 

Desporto Leiria - Tens objectivos de no futuro representares um clube de patamar superior ao HCT, enquanto profissional?
Vasco - O meu objectivo não é representar um clube de patamar superior ao do HCT, mas sim representar as cores do meu Hóquei Clube de Turquel na 1ª Divisão Nacional. Esse sim, é o meu grande sonho que espero concretizá-lo já esta época. Costumo dizer que quando conseguir realizar esse sonho já posso abandonar a modalidade porque já me sinto realizado. Muitas pessoas podem dizer que não sou ambicioso mas essas pessoas não compreendem o que é vestir a camisola daquele clube todos os fins de semana. Devo parte da minha formação enquanto Homem e Desportista ao Hóquei Clube de Turquel e isso tem um valor inestimável.

Vasco - Por último gostava de agradecer ao Gonçalo a oportunidade que me deu com esta entrevista, bem como gostava de o felicitar pelo blog, do qual já sou um visitante assíduo. Achei curioso o facto do site divulgar noticias de várias modalidades pelas quais também me interesso, como é o caso do Futsal, Futebol e claro o Hóquei em Patins. Muitos Parabéns pela criação de um blog que acima de tudo fala da nossa região, agora é preciso força para continuar. Grande Abraço.

DesportoLeiria