No passado Sábado, 14 de Agosto, o triatleta beneditense João Silva repetiu o resultado de Madrid, mostrando mais uma vez a sua indiscutível categoria a nível mundial. Numa prova em que estavam todos os melhores triatletas do planeta, João Silva não se “acanhou” e conseguiu um excelente resultado, o melhor para Portugal, entre os quatro participantes portugueses. Duarte Marques foi 22.º classificado, João Pereira 26.º e Bruno Pais 28.º.
Foram sessenta e cinco os homens mergulharam no lago Schwarzsee para dar início à sexta ronda do campeonato do mundo e, como vem sendo hábito, o nadador russo Dmitry Polyansky foi para a frente.  O russo fez, na primeira das duas voltas de 750 metros, apenas nove minutos, logo atrás vinha um grande grupo que integrava os portugueses João Silva e o Duarte Marques a apenas alguns segundos.  Apesar de na 2.ª volta de natação Polyansky, o seu compatriota Alexander Brukhankov, bem como Frederic Belaubre (FRA) e Maik Petzold (GER) tentarem fugir, tal não lhes foi permitido. Foram, no entanto, estes os primeiros a sair para a transição para o ciclismo.
Eram seis voltas com um total de 43,8Km, o percurso de ciclismo. Formou-se um grupo principal de 47 homens, onde estava a maioria dos principais contendores.   No início da quarta volta, um pequeno grupo de cinco homens (Matt Chrabot (E.U.A.), Greg Bennett (E.U.A.), Christian Prochnow (GER), Hayes e Petzold) fugiu e, rapidamente, começou a construir uma boa vantagem.  Estes cinco homens trabalharam bem juntos, partilhando o comando a cada 20 segundos, para maximizar o seu avanço.  Excelente trabalho de equipa e os dividendos foram enormes, conseguiram, na entrada para o último segmento, uma vantagem de 1 minuto 47 segundos, sobre o grupo perseguidor, onde seguiam os portugueses  (Bruno Pais chegou mesmo a liderar o grupo) e os grandes candidatos ao triunfo: o campeão olímpico Jan Frodeno, o vice-campeão do mundo Javier Gomez Noya e o campeão europeu Alistair Brownlee (também vencedor da etapa de Madrid).
Stuart Hayes assumiu o comando da corrida (dez mil metros, quatro voltas), desde o início, e conseguiu rapidamente uma vantagem de 20 segundos sobre os seus colegas de ciclismo. Estes foram perdendo tempo para Alistair Brownlee, Jan Frodeno e Javier Gomez Noya que encabeçaram o grupo de sete atletas, que incluía João Silva. Duarte Marques, João Pereira e Bruno Pais seguiam no segundo grupo perseguidor.
Alistair Bronwlee e Javier Gomez Noya sofreram uma penalização de 15 segundos cada, no caso do espanhol surgiu no final da terceira volta e numa altura em que era segundo classificado e tentava alcançar Stuart Hayes. Apesar desta contrariedade, Noya não deixou fugir a vice-liderança, terminando a 32 segundos do vencedor, Stuart Hayes, que ganhou o tempo de 01h52m32s. Na terceira posição, a 49 segundos do britânico, chegou Frodeno que continua líder do ranking mundial.
Na quarta posição ficou Matt Chrabot (01'03"), quinta Maik Petzold (01'05"), sexta Sebastian Rank (01'07") e sétima João Silva (01'012"). Foi mais um excelente resultado para o jovem português que este ano venceu a Taça do Mundo de Triatlo de Monterrey e no Campeonato do Mundo de Triatlo, foi sétimo na etapa 3 (Madrid), décimo na etapa 4 (Hamburgo), 11.º na etapa 5 (Londres) e 22.º na etapa 2 (Seul).
Com seis etapas disputadas, o Campeonato do Mundo de Triatlo 2010 está prestes a chegar ao fim. No próximo mês, os melhores triatletas a nível mundial encontram-se em Budapeste para a finalíssima, com a particularidade de a pontuação ser a dobrar.  

Ranking do Campeonato do Mundo Triatlo
Com seis etapas realizadas, Jan Frodeno lidera a competição com 2910 pontos, mais 231 que Javier Gomez Noya. João Silva é o português melhor classificado, na 12.ª posição, com 1699 pontos a apenas 11 do décimo. Quanto aos outros portugueses,  Bruno Pais segue no 44.º posto com 601 pontos,  Duarte Marques está na 49.ª posição (538) e João Pereira ocupa o 55.º lugar com 488 pontos.
No final da prova João Silva referiu que: “Foi uma corrida muito difícil, mas consegui manter-me sempre no grupo da frente o que me permitiu obter este excelente resultado. Agora vou continuar a minha preparação para o Campeonato da Europa de Sub23 que se realiza em Portugal, em Gaia, no final do mês.”

António Luís Silva