Diogo Rafael - Jogador de Hóquei em Patins

"Agradeço a todos os treinadores que tive porque todos eles fazem parte daquilo que sou hoje"


Diogo Rafael, é um jovem turquelense jogador de Hóquei em Patins, que actualmente representa o Sport Lisboa e Benfica, é irmão do também jogador de Hóquei em Patins e companheiro de equipa Tiago Rafael, começou a sua formação no Hóquei Clube de Turquel que representou até sair para a equipa lisboeta. Apesar de ainda jovem já conta com um currículo pessoal invejável, a nível de clubes, sendo campeão nacional de infantis B ainda como jogador da formação de Turquel, campeão nacional juvenis já no Benfica, como sénior venceu no ano passado a Taça de Portugal. Nas Selecções Nacionais jovens já se sagrou campeão europeu.

DesportoLeiria - Boa tarde Diogo conta aos leitores do Desporto Leiria como começaste a tua carreira desportiva?
Diogo - Comecei a minha carreira desportiva no Hóquei Clube de Turquel, quando tinha apenas 3 anos de idade e fiz lá grande parte da minha formação até aos 14 anos, altura em que ingressei no Sport Lisboa e Benfica.

DesportoLeiria - Qual foi o melhor momento da tua carreira até hoje?
Diogo - Melhor momento, recordo sempre todas as conquistas que tive, desde o Campeonato Nacional de Infantis B quando ainda jogava no Hóquei Clube de Turquel, assim como o Campeonato Nacional de Juvenis já no Sport Lisboa e Benfica assim como os Campeonatos Europeus que conquistei por Portugal.
Mais recentemente a conquista da Taça de Portugal foi uma conquista com um sabor diferente porque já se trata do escalão sénior de hóquei em patins e visto qe o Sport Lisboa e Benfica já não ganhava num título há alguns anos.
DesportoLeiria - Falando do teu clube de Formação o Hóquei Clube de Turquel clube onde começaste a tua formação, ainda vais muitas vezes aquele pavilhão ver jogos dos teus ex-colegas e amigos ?
Diogo - Claro que sim e é com muito agrado que lá volto sempre que posso, até porque grande parte dos meus amigos estão em Turquel e por sinal jogam no Hóquei Clube de Turquel e como tal estou sempre a torcer por eles e que tudo lhes corra o melhor possível.
DesportoLeiria  - Qual o treinador ou treinadores que mais te marcaram na tua carreira desportiva?
Diogo - Penso que todos os treinadores nos marcam, porque todos eles têm sempre algo para nos ensinar seja a nivel desportivo como a nivel pessoal, porque mais do que serem treinadores eles têm que ser bons condutores de miúdos ou adultos se for esse o caso. Agora agradeço a todos os treinadores que tive porque todos eles fazem parte daquilo que sou hoje, mas há um que merece uma atenção especial porque foi uma das pessoas que mais me ajudou e apoiou na minha mudança para o Sport Lisboa e Benfica que é o Nélson Lourenço, um verdadeiro homem com H, sempre disponível para ajudar aqueles que precisam e a quem lhe retribuo com um grande obrigado.

DesportoLeiria - Já estás a alguns anos no Sport Lisboa e Benfica, um dos maiores do hóquei patinado português, como te sentes a defender aquele camisola?
Diogo - Sim isso é verdade, já vou na minha sétima época de águia ao peito e é com grande orgulho e dedicação que o faço, porque apesar de ser benfiquista de coração quando se veste aquela camisola o pensamento não pode ser outro senão ganhar e para isso temos de nos superiorizar a tudo e todos.

DesportoLeiria -  Estás em véspera de disputar o primeiro troféu da época já no próximo domingo, frente ao campeão nacional FC Porto, estás confiante para este jogo?
Diogo - Claro que sim, o grupo está bastante confiante na vitória de domingo e é também importante conquistar a Supertaça  para qe sirva de mote para o resto das competições que se seguem durante a época.

DesportoLeiria -  A tua equipa reforçou-se muito bem, com jogadores experientes, apostando forte nesta época que está a começar, acreditas que este ano irão chegar ao título português? 
Diogo - Acredito plenamente nisso, assim como acredito que temos um grupo muito forte a nível de valores individuais e acima de tudo bastante unido em torno dos objectivos do clube, que passam pela conquista das quatro competições em que estamos inseridos esta época.

DeportoLeiria - Ainda és jovem, já conquistaste alguns títulos, já estás num grande clube mas tens objectivos de ainda chegar a um patamar superior ao Sport Lisboa e Benfica, uma Liga Espanhola por exemplo?

Diogo - Penso que o Sport Lisboa e Benfica tem todas as condições para se tornar num dos melhores clubes do mundo de hóquei em patins e como tal estou bastante satisfeito com o meu percurso até agora mas como qualquer jogador tem os seus objectivos e claro que os meus passam por experimentar outras ligas tais como a espanhola e quem sabe a italiana, contudo para já estou bem no Benfica e penso que é o clube ideal para eu crescer como jogador e para iniciar a minha carreira hoquista recheada de muitos títulos e sucessos.

DesportoLeiria - Obrigado Diogo, pela disponibilidade que demonstraste em dar esta entrevista e desejo-te boa sorte já para domingo na disputa no primeiro título da época e para o resto da tua carreira desportiva. Obrigado e um abraço.
Diogo - Obrigado Gonçalo, eu é que agradeço por te dado esta entrevista, tens aqui um excelente site desportivo, continua e um abraço para os leitores do Desporto Leiria.


Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria