Realizou-se no passado sábado a 1ª Jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Série C. O sorteio ditou nesta 1ª Jornada um jogo muito interessante de assistir no Pavilhão do Externato Cooperativo da Benedita. Frente a frente estava a equipa da casa, o
Externato Cooperativo da Benedita, uma equipa sempre díficil de bater no seu pavilhão e o Ereira e Benfica, formação treinada pelo conhecido Manuel Jorge e que assume a candidatura á subida nesta divisão. Perspectivava-se um excelente espectáculo, o público aderiu e protagonizou uma boa moldura humana e as equipas não desiludiram no futsal praticado, com muita qualidade e entrega ao jogo. As duas equipas estavam motivadas depois de vitórias fora na última semana para a Taça de Portugal. A turma da Benedita apresentava baixas importantes como Flox, Telmo e Filipinho.
Começou melhor a equipa de Manuel Jorge, com jogadores muito rápidos e com muita qualidade técnica, criaram muitos desequilibrios na defesa do Externato e adiantaram-se no marcador fazendo o 0-1 num remate sem hipóteses para Wilson. Numa fase menos boa da equipa da Benedita, quase a seguir ao primeiro golo, num contra-ataque rápido o Ereira consegue criar uma situação de 2 para 1 perante o Wilson e não tiveram dificuldade em fazer o 0-2.
O Externato tentou reagir por intermédio de bons remantes de Fábio Catarino e de João Simões mas também encontravam pela frente um guarda-redes adversário bastante inspirado. Mas em cima do intervalo, numa jogada rápida dos homens da Benedita, João Simões aparece na área em boa situação e faz o golo numa remate por baixo das pernas do guarda-redes do Ereira e Benfica. As equipas iriam para os balneários com 1-2 a favor dos visitantes.

Na 2ª Parte, o Externato da Benedita voltou do descanso com vontade de virar o resultado, entrando muito bem no encontro e a criar muitas situações em que puseram a prova o guarda-redes visitante. Tanto tentaram que conseguiram chegar mesmo á igualdade por intermédio do ex-júnior Paulo que numa jogada de Cristiano pela esquerda consegue descobrir o jovem jogador no segundo poste que não teve dificuldades em marcar o 2-2.
Faltava ainda muito para se jogar até ao final de partida e as duas equipas, continuam a criar oputurnidades junto das balizas, numa postura muito ofensiva de parte a parte. Já dentro do último minuto da partida numa grande jogada dos beneditenses, com Fábio Catarino a "descobrir" Ângelo ao segundo poste que não consegue a emenda e dar a vitória ao Externato e terminou assim o jogo. Destaque para a qualidade do espectáculo por parte das equipas que nunca desistiram de procurar a vitória.
Fotos - Fábio Fialho
Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria