Carlos Fernandes - Jogador de Futebol

"Se não vences pelo dom vence pelo trabalho"
 
Carlos Fernandes é um jogador de futebol, que joga na posição de defesa esquerdo, natural de Alcobaça, fez a formação no Ginásio Clube de Alcobaça, clube que representa actualmente. Depois de uma paragem, voltou a jogar na última época no Beneditense, onde realizou uma excelente época, voltando esta época ao clube alcobacense. Foi também chamado ás selecções jovens da Associação de Futebol de Leiria.

Desporto Leiria - Carlos conta ao Desporto Leiria como começaste a tua carreira desportiva?

Carlos - Comecei quase por por mero acaso, na altura o mister Pedro Álvaro não tinha extremo esquerdo para a sua equipa de iniciados que estava a competir no campeonato nacional. Não sei ao certo como nem porquê mas alguém lhe falou em mim e certo dia recebi uma chamada sua a questionar-me se não gostava de jogar futebol federado pelo Ginásio Clube de Alcobaça. Lembro-me como se fosse hoje, pois foi já a meio do verão e eu andava na campanha da apanha da pêra. Á noite apareci no treino, ele gostou do que viu e pronto, quando dei por mim já estava em campo contra equipas como Leiria, C.A.D.E, etc.

Desporto Leiria - Quais foram os clubes que representaste até hoje na tua carreira?

Carlos - Foram apenas 2, o Ginásio Clube de Alcobaça e o Beneditense na última época.

Desporto Leiria  - Qual consideras o melhor momento da tua carreira?

Carlos - Nem sei se posso considerar carreira, mas considero que já tive alguns grandes momentos que me marcaram muito enquanto jogador de futebol, quando fui campeão distrital em juvenil de primeiro ano com uma equipa na altura de luxo, diziam que dava gozo ver-nos jogar futebol. Também quando fui á Selecção Distrital de Leiria, que não estava nada a espera conseguir passar da primeira fase. Mas sem dúvida o momento mais importante, foi a estreia na equipa de séniores do Ginásio Clube de Alcobaça, na altura contra o Fundão, jogava-se então a 3ª Divisão Nacional e eu era junior ainda, mas á falta dos dois laterais esquerdos do plantel sénior o mister convocou-me a mim. Foi muito bom.

Desporto Leiria - Qual foi para ti o melhor treinador/treinadores que tiveste?

Carlos - Essa é uma pergunta muito difícil de responder, ou mesmo uma pergunta sem resposta. Já tive muitos treinadores e cada um marcou-me á sua maneira, nenhum pela negativa. Aprendi com todos alguma coisa diferente. É claro que uns pediam mais e outros menos, mas todos bons á sua maneira cada um com a sua filosofia. Falando no geral, se todos se puserem nos seus devidos lugares, penso que, só é preciso confiar-mos no seu trabalho enquanto treinador, e trabalhar enquanto jogador no intuito de evoluir o máximo, porque sem trabalho podes ter o melhor treinador do mundo, que não chega.


Desporto Leiria  - Qual é o jogador em que mais te revês?

Carlos - Admiro muito o Fábio Coentrão, enquanto jogador pelo trabalho que faz e enquanto pessoa pela humildade que demonstra sempre ter. Para mim é actualmente dos melhores laterais esquerdos do mundo.

Desporto Leiria - Fizeste uma excelente época passada no Beneditense, consideras que foi a tua melhor época?

Carlos - Posso considerar que sim a vários níveis, sabes que estive parado vários anos e foi a minha primeira época sénior, logo com dificuldades acrescidas visto que joguei toda a época a lateral direito. Foi bastante bom poder voltar a jogar futebol, era algo de que sentia imensa falta, nem tão pouco me importei se jogava a central ou a lateral quer esquerdo quer direito, eu queria era jogar. Agradeço muito ao treinador Francisco Mota a confiança que depositou em mim ao dar-me lugar no plantel. Depois foi meter na cabeça que só dependia de mim, jogar ou não, e dar o máximo para me adaptar á posição nova. Foi uma época cheia de muitas coisas boas apesar não se terem ganho títulos. Era uma equipa muito jovem e feita á última da hora, que todos achavam ser para descer de divisão mas mostramos que a únião faz a força e acabamos a época praticar um futebol agradável e a meio da tabela. Evoluí bastante quer táctica quer tecnicamente, até porque depois de uma paragem tão grande e com as dificuldades de mudar de posição ao ínicio foi bastante difícil, mas conheci grandes pessoas que me ajudaram muito na Benedita, amigos que ficam para sempre e que me ajudaram muito a conseguir (como tu dizes) uma excelente época.

Desporto Leiria - Este ano estás no Ginásio de Alcobaça, a vossa equipa têm feito um campeonato algo irregular neste inicio, acreditas que podem chegar ao título?

Sim este ano voltei a casa mãe, mas respondendo á tua pergunta não acho que tenha sido até aqui um campeonato tão irregular como isso, qualquer equipa precisa do seu tempo para se conhecer e para se identificar consigo mesma. Foi uma equipa que ficou com alguma peças do ano passado mas que tem também muita gente nova que chegou este ano ao clube e que precisa do seu tempo para por o seu futebol em prática, grupo que no qual me incluo. É sem dúvida nenhuma a equipa com mais qualidade em que joguei desde sempre, mas também é uma equipa que não tem tido a sorte que ás vezes necessita, aquela estrelinha que também faz campeões. Ainda não estamos em primeiro mas acredito que chegaremos ao primeiro posto. Com o plantel, a equipa técnica, que o Walter lidera tão bem, e com a qualidade que existe em Alcobaça este ano, temos todos de entrar em campo sempre a pensar, apenas e só, em ganhar, e claro se conseguirmos ganhar sempre, dificilmente, não acabamos a época lá em cima.

Desporto Leiria - Gostavas de jogar num patamar superior ao que te encontras neste momento?

Carlos - Acho que é o sonho de qualquer jogador, conseguir um dia chegar mais acima. Já senti o que é jogar na 3ªDivisão Nacional: é mais público, mais entusiasmo, mais futebol, mais vontade de ganhar, mais dificuldades, é tudo mais. Se logo acima desta divisão é aquele jogo de sensações boas, imagino como será á medida que se sobe mais. Também sei que poucos, mesmo muito poucos chegam lá acima, bem como sei que já cheguei tarde ao futebol e que perdi ainda mais tempo pelo caminho, mas quem já treinou comigo conhece-me bem e sabe que o meu feitio é um bocado: "se não vences pelo dom vence pelo trabalho"; eu trabalho sempre no máximo, quando assim é, ás vezes á dias de sorte e quem sabe um dia. A esperança é a última a morrer.
Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria