Ricardo Cardoso - Jogador de Futebol

" Vou sempre perseguir o meu sonho de ser jogador de futebol profissional "


Ricardo Cardoso, é um jovem beneditense que joga na posição de defesa central mas também faz qualquer outra posição da defesa com igual qualidade, representando neste momento os Juniores da União Desportiva de Leiria. Começou a praticar a modalidade muito cedo, no Núcleo Sportinguista de Rio Maior, tendo posteriormente representado o Sporting Clube de Portugal antes de ingressar na formação leiriense.
Tendo sido aposta regular de Michael Kimmel no onze titular não falhando qualquer jogo.
No currículo têm o título de Campeão Distrital de Santarém pela formação de Rio Maior e de Campeão Distrital de Lisboa pelo Sporting Clube de Portugal.

Desporto Leiria - Ricardo conta aos leitores do Desporto Leiria como começaste a tua carreira desportiva?

Ricardo -  A minha carreira desportiva começou cedo. Aos 7 anos iniciei a prática do futebol no Núcleo Sportinguista de Rio Maior, clube ao qual devo grande parte daquilo que hoje sou.

Desporto Leiria - Que clubes já representaste na tua "ainda" curta carreira?

Ricardo - Até ao momento representei três clubes: Núcleo Sportinguista de Rio Maior, Sporting Clube de Portugal e União Desportiva de Leiria, clube que actualmente represento.

Desporto Leiria - Qual consideras o melhor momento da tua carreira até hoje?

Ricardo - Já tive alguns bons momentos na minha ainda curta carreira, mas realço a conquista do Campeonato Distrital de Santarém pelo NSRM, no meu último ano de Juvenil. Nesta época não perdemos qualquer jogo e apenas empatámos dois. Foi também uma temporada muito conseguida a nível pessoal pois marquei 33 golos. Além disto, destaco também o Campeonato Distrital de Lisboa que conquistei pelo Sporting CP.

Desporto Leiria - Qual é para ti o melhor treinador que tiveste?

Ricardo - Esta é sempre uma pergunta de difícil resposta. De certa forma, todos os treinadores são importantes para a nossa evolução, quer como pessoa, quer como atleta, apesar de haver aqueles com quem mais nos identificamos. No cômputo geral assumo que tenho tido bastante sorte, pois todos me têm marcado de alguma forma. No entanto, distingo o Mister Eduardo Teixeira, NSRM, e o Mister Michael Kimmel, o meu actual treinador, porque são aqueles que mais me têm ajudado a evoluir não só como jogador mas também como pessoa.

Desporto Leiria - Estás nos Juniores da União de Leiria, onde tendo aposta no onze titular regularmente, estás satisfeito com a tua época até agora?

Ricardo - Sim, estou bastante satisfeito. Estou a fazer a minha segunda época no clube e apenas falhei um jogo oficial, por castigo.

Desporto Leiria - Quais são os objectivos da tua equipa no Campeonato Nacional?

Ricardo - Este ano o objectivo passa por passar à Fase Final do Campeonato Nacional de Juniores, visto que presentemente ficam apuradas as quatro primeiras equipas de cada uma das duas séries, depois de ter sido alterada a estrutura do Campeonato. Neste momento estamos em terceiro lugar e a equipa vem fazendo um campeonato muito bom. Faltam dez jornadas para o fim desta 1ª Fase e o objectivo passa por, no final, ocuparmos uma das quatro primeiras posições, o que se tornaria num feito histórico para o clube. 

Desporto Leira - Estás nos Juniores, tens o sonho de poder chegar ao plantel principal da União Desportiva de Leiria?

Ricardo - É claro que acalento esse sonho desde que cheguei à União de Leiria, mas sei que só com muito trabalho é que lá chegarei, e também com um pouco de sorte que é sempre precisa. Aconteça o que acontecer, vou sempre perseguir o meu sonho de ser jogador de futebol profissional.

Gonçalo, aproveito para te agradecer por esta oportunidade e para te dar os parabéns pelo excelente trabalho que tens vindo a realizar. Espero que continues. Abraço.

Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria