O Campeonato da 1ª Divisão – Zona Sul está ao rubro! Ao contrário da Divisão de Honra e da 1ª Distrital Norte, já contou com 3 líderes diferentes nas últimas 5 jornadas!
 O S C Estrada lidera à 12ª jornada, com 27 pontos e apenas uma derrota, frente à Martingança. Após permanecer na 2ª posição durante quase todo o campeonato da época passada, a equipa de Peniche continua a obter bons resultados que lhe dão o 1º lugar nesta altura do campeonato, com 8 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota.
Em 2º lugar segue o ARC Catarinense, com os mesmos pontos do H C Turquel. Com um grande inicio de época, em que conseguiu um registo de 10 jogos sem perder qualquer jogo, a equipa Caldense tem andado sempre nos lugares cimeiros, inclusive em 1º lugar, que perdeu na última jornada com um empate frente à A.D. Portomosense. Após alguns anos na 1ª divisão, a equipa reforçou-se bem esta época e é claramente uma das candidatas a ascender à Divisão de Honra.
O HC Turquel é o actual 3º classificado, com 25 pontos. Após uma grande remodelação na equipa e um inicio de campeonato a meio da tabela, o Turquel venceu os seus últimos 5 jogos e começa a subir na classificação e posiciona-se neste momento nos lugares cimeiros, na luta pela promoção.
Segue-se o Olho Marinho em 4º lugar, uma equipa que todos os anos conta com boas equipas e grandes valores individuais. Após obter um 3º lugar na época transacta tenta melhorar a sua classificação e chegar mais acima, após um inicio menos bom. Sendo de momento o melhor ataque da prova, comprovado com várias goleadas, será uma equipa a ter em conta na disputa dos lugares cimeiros.
A subir na tabela está também o G.D. Martinganca, que é o actual 5º classificado. Após uma época menos conseguida no ano passado, apostou forte para esta época. Uma equipa sempre muito difícil de bater em casa, a Martingança tem 22 pontos, conseguidos através de 7 vitórias e um empate em 12 jogos.
Com 20 pontos, seguem-se Portomosense e Bombarralense, 6º e 7º lugar, respectivamente. Com um bom começo de campeonato, com 5 vitórias e um empate em 6 jogos, a A.D. Portomosense chegou mesmo ao 1º lugar à 5ª jornada. Nesta altura, com um jogo a menos posiciona-se em 6º, com a defesa menos batida do campeonato, mas também com um dos piores ataques da prova. Em 7º lugar está o S.C.E. Bombarralense, equipa que também já liderou o campeonato, fruto de 6 vitórias e 2 empates nas 8 primeiras jornadas. Apenas conheceu o sabor da derrota à 9ª jornada, mas desde ai nunca mais venceu. Em queda na tabela, a equipa do Bombarral poderá ainda inverter a tendência e classificar-se mais acima.
Em 8º lugar está o G.D. Landal, clube promovido da 2ª divisão a época passada. O Landal começou mal o campeonato e demora a entrar nos eixos. O inicio com apenas uma vitória e um empate em 7 jogos comprometeu uma melhor classificação nesta altura do campeonato.
Com 10 pontos e acima da linha de água encontram-se a Biblioteca I.R. e a A.D. Ferraria, equipas recém-promovidas da 2ª divisão. A equipa de Valado dos Frades conta com um jogo a menos, e um registo de 3 vitórias, um empate e 7 derrotas nos jogos para o campeonato. A Ferraria, que na época passada obteve uma série impressionante de 12 jogos consecutivos sem perder, parece passar por algumas dificuldades nesta divisão.
Na zona de despromoção, encontram-se Mirense e o Ginásio de Alcobaça. A Equipa de Mira D’Aire, com apenas 5 pontos, amealhados em 1 vitória e 2 empates em 12 jogos encontra-se numa situação difícil, após ter fugido à despromoção na época passada. O Ginásio de Alcobaça tem tido uma 1ª volta para esquecer. O campeonato até começou bem para o Ginásio, com um vitória por 7-2 sobre o Turquel, mas desde ai apenas conseguiram pontuar em mais um jogo, com um empate frente ao Mirense. A equipa de Francisco Páscoa tem vindo a ser assolada por uma onda anormal de lesões e castigos, o que não tem permitido que se apresente em pleno nos jogos "

Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria