Rip Curl em Peniche custa 1.6 milhões de euros
São dez Porsche Panamera Turbo ou 20% do passe do guarda-redes do Benfica Roberto. A organização do Rip Curl Pro Portugal, que vai decorrer em Peniche de 7 a 18 de Outubro, dispõe de um orçamento total de 1,6 milhões de euros, mas garante que todos os parceiros “lucram” com a competição.
De acordo com os números avançados à Agência Lusa pela Rip Curl sobre a oitava etapa do Circuito Mundial ASP de surf, que vai decorrer na praia de Supertubos, só a parte de produção prevê gastos na ordem de um milhão de euros, aos quais acrescem os prize-moneys da competição masculina, de cerca de 300 mil euros, e feminina, a rondar os 75 mil euros.
Metade do orçamento é suportado pela própria Rip Curl, empresa de pranchas, fatos e outro material dedicado aos desportos de ondas, enquanto os patrocinadores nacionais garantem 40% e os internacionais os restantes 10%. “Dada a situação económica e financeira do País”, o Turismo de Portugal viu-se obrigado a desinvestir relativamente a 2009, quando Peniche recebeu pela primeira vez o campeonato, mas a diferença foi suportada pela Rip Curl “com o objetivo de manter os parâmetros de qualidade do evento e da correspondente promoção”.
A organização assegura que “todas as partes envolvidas saem a ganhar” com o campeonato em Peniche. Exemplo disso é a própria Rip Curl, que, comparativamente a 2008, viu o seu volume de negócios aumentar 1.5 milhões de euros em Portugal no ano passado. “Quanto aos restantes parceiros, e dada a vontade demonstrada em continuarem associados ao evento, estamos certos de que os resultados obtidos terão sido favoráveis”, assegura aquela empresa.
As empresas dedicadas ao sector da hotelaria nos concelhos próximos também lucram com o Rip Curl Pro Portugal. “ Peniche afirma-se como destino de referência no sector e recebe milhares de visitantes” numa época considerada baixa. A prova de 2009, ganha pelo australiano Mick Fanning, contou com uma assistência de mais de 100 mil pessoas nas praias onde decorreu e foram contabilizadas seis milhões de visualizações no site oficial da prova na internet, dos quais 1,5 milhões foram utilizadores únicos. Segundo o presidente da Câmara de Peniche “é muito importante para Peniche, na inha estratégica que traçou do cluster da onda, manter por cá um evento desta dimensão. Esta diferenciação é que traz mais-valias, ainda por cima numa actividade sustentável”.
António José Correia garante que “está tudo pronto”. Agora, só espera que “as ondas correspondam às expectativas”.
Jornal de Leiria
6 de outubro de 2010 às 16:30
Eu vou lá estar sem dúvida :) !
Parabéns pelo site Gonçalo Ferreira.
Abraço
6 de outubro de 2010 às 16:31
6 de outubro de 2010 às 16:33
Sou surfista e é claro que não vou perder a oputunidade de ver os melhores aqui tão perto!
Abraço
6 de outubro de 2010 às 16:34
Não vou faltar a este grande evento mundial que vai decorrer em Peniche :)
Força apareçam também!
6 de outubro de 2010 às 16:35
Gonçalo ainda bem que fazes refêrencia no teu site sobre este desporto que pouca gente fala que é o surf.
Vou participar neste evento, claro! La estarei !
Parabéns pelo site Gonçalo e um abraço!
6 de outubro de 2010 às 16:36
Não tens de agradecer Ricardo, falo de todo o disponível que tiver noticia ;)
Abraço
6 de outubro de 2010 às 17:16
A melhor noticia de Peniche não é o surf. É o inicio da recuperação do Perre, o miudo ja começou a correr... AGORA RUMO Á SUBIDA GDP!