É um treinador ainda jovem, disciplinado, com muita ambição e capacidade de trabalho, qualidades que faz passar para o grupo com quem trabalha.
Desporto Leiria - Pedro conta ao leitores do Desporto Leiria como iniciaste a tua carreira desportiva como jogador e posteriormente como treinador de futsal?
Pedro - Eu iniciei-me no desporto e não em carreira desportiva, pois acho que são coisas distintas, pois o que eu faço é apenas por gosto e paixão pelo desporto, não ganho a vida com o que faço no desporto, mas é verdade que começei a ganhar muitas coisas para a minha vida através de tudo o que o desporto me foi dando e transmitindo... Tudo isso deu-se inicio pela primeira vez, como federado ,na modalidade de Karaté, exactamente no Catarinense, depois como júnior na equipa de futebol de 11 do ABCD ,fui aluno de Desporto e claro o meu gosto por a prática desportiva assim me levou a isso, até que em 1998 ingressei pela primeira vez na modalidade de futsal, jogando no meu primeiro ano de sénior na equipa CRP Ribafria onde nesse ano pertenci a um plantel que foi vencedor da Taça Distrital de Leiria e obteve a subida de divisão mas á qual renunciou devido as exigências que na altura faziam, relativamente as dimensões do campo, mas foi um ano onde aprendi o que é um grupo unido e onde tive a sorte de alcançar logo um titulo no meu primeiro ano.
Nos dois anos seguintes joguei em Santa Catarina a minha terra, onde cresci e aprendi muita coisa do que sei, e da qual me orgulho imenso de fazer parte da familia broeira e de ser broeiro, foram dois anos de experiências boas e onde percebi que esta casa tinha algo especial... depois devido a um acidente onde tive de ser operado a uma perna, a uma rotura muscular grave, estive um ano parado sem jogar e onde muitos médicos me diziam que não podia voltar a jogar,mas não desisti e no ano seguinte voltei a competir em Turquel e comecei também a treinar escalões de formação do A.R.C.Catarinense. Durante 4 anos joguei em Turquel onde obtive e vivi anos maravilhosos com pessoas magnificas, numa casa unica, inesquecível e muito, muito especial para mim, onde vivi duas subidas de divisão, jogando na 2ª Distrital, 1ª Distrital e Divisão de Honra, quando ao mesmo tempo treinava no Catarinense os escalões de formação, Juniores, Juvenis, Escolinhas e uma experiência com bastante enriquecimento treinando uma equipa Sénior feminina não federada, muita coisa ao mesmo tempo, mas sempre com muito gosto e entrega e onde aprendi muito! Após estes maravilhosos 4 anos senti que tinha finalmente as condições para começar uma nova etapa e voltar a ter uma equipa sénior na minha terra, a tal casa onde ja tinha passado como jogador, onde estava como treinador da sua formação, onde sentia que tinha ali algo de especial, de diferente, e foi assim que como objectivo de iniciar uma equipa nova com base na sua formação, possibilitando assim a continuação do trabalho dos jovens e dar lhes possibilidade se assim o quisessem se, de continuar a jogar no A.R.C.C., se deu inicio a uma nova equipa que com jovens da terra preparados para aprender e com um misto de jogadores experientes com disponibilidae a transmitir o que sabiam, que surgiu a equipa senior masculina de futsal dos "BROEIROS", que em 4 anos subiram logo no primeiro ano em 2º lugar a 1 ponto do primeiro na altura a Burinhosa, seguiram-se dois anos menos regulares mas bons tendo em conta a média de idades e os objetivos a que nos propusemos. Este ano ainda nada esta feito mas estamos a conseguir fazer um trajecto interessante, mas no fim é que conta!!
Desporto Leiria - Que clubes representaste como jogador de futsal?
Pedro - CRP Ribafria (1 época); ARC Catarinense (4 época -2 como jogador, 2 como treinador/jogador), HC Turquel (4 épocas).
Desporto Leiria - Quem é para ti o melhor jogador e melhor treinador nacional da actualidade?
Pedro - Jogador a nível nacional ou melhor jogador português, para mim é claro na minha opinião, o Ricardinho e treinador é alguém de quem tive a sorte de conhecer pessoalmente e de aprender com ele, que é Paulo Fernandes, treinador actual do Benfica, fiquei maravilhado com ele como ser humano e como treinador, quando este foi meu formador no curso de treinadores.
Desporto Leiria - Como vês a evolução desta modalidade no nosso distrito? Há equipas com bastante qualidade?
Pedro - Vejo que esta modalidade no nosso distrito tem evoluído cada vez mais e melhor, de uma maneira saudável, isto devido a própria exigência que foi sendo feita de que para se treinar fosse obrigatório ter curso, e assim foi se começando a realmente a haver uma melhor qualidade nos treinadores, na maneira de trabalhar, na organização, na maneira de definir objectivos, ou seja evolução, com isso logicamente começa a haver cada vez mais equipas com bastante qualidade. Mas atenção, quantidade não é qualidade, continuo a achar que para se continuar a ter uma boa evolução/qualidade os critérios de seleção para que se possam inscrever equipas nas competições têm de ser mais exigentes na realidade e não só no papel. É uma vergonha certos sítios onde se continua a jogar sem as mínimas condições! Não têm , não entram! Devia ser assim!
Desporto Leiria - Estas actualmente a treinar a equipa do ARC Catarinenense, que está a realizar uma excelente época até ao momento, estando na liderança da 1ª Divisão Distrital Zona Sul, qual é o segredo para este sucesso?
Pedro - Não existe segredo algum, o sucesso apenas é alcançado por aqueles que o querem de verdade, que estão dispostos a trabalhar para isso, a entregarem se a isso, que querem algo mais, que fazem mais, que têm uma mentalidade forte, ganhadora, que não aceitam ser apenas mais uns que... é isso que eu transmito e é por isso que eu me sigo como treinador!! Se eu e os meus jogadores dedicam grande parte do seu tempo das nossas vidas a treinar nunca posso aceitar que seja apenas para sermos mais uma equipa inscrita, mas sim para tentar sempre chegar o mais longe possível, obtendo o mais que poder, com algo sempre presente, UNIÃO, TRABALHO, DEDICAÇÃO, DISCIPLINA, HUMILDADE MAS SEMPRE COM AMBIÇÃO!!!!
Desporto Leiria - A subida á Divisão de Honra, é já um objectivo do clube para esta época?
Pedro - Segundo a lógica de pensamento da resposta que dei anteriormente, em que trabalhamos sempre para alcançar o mais longe possivel, se subir é chegar o mais longe possivel, é facil perceber.. Quando eu defini o plantel deste ano ja estava a definir esse objectivo!! Mas atenção, o que nós temos feito até agora ainda não nos dá nada, ainda não fizemos nada e ainda não estamos a jogar como eu pretendo! No fim é que conta!
Desporto Leiria - Na última jornada, num grande jogo venceram um crónico candidato á subida o SCE Bombarralense, sentiste no final do jogo que podes vencer qualquer partida com o grupo de trabalho que tens?
Pedro - Se antes de começar o campeonato ao definir o meu plantel eu não sentisse isso, nem tinha sequer inscrito a equipa!
Desporto Leiria - Quais achas que são os principais candidatos á subida nesta 1ª Divisão Distrital Zona Sul?
Pedro - Nós, se trabalharmos dentro do potencial que os meus jogadores têm e se estes assim o quiserem e acreditarem, com todo o respeito pelos adversários claro, espero que não me interpretem mal, mas, se não for o primeiro a acreditar em mim ninguém o faz por mim, mas temos equipas com muita qualidade, na minha opinião o HC Turquel, Olho Marinho e Landal, para mim estas são as melhoras no que toca a praticar bom futsal.
Desporto Leiria - Esperas um dia poder treinar um clube patamar superior ao que te encontras neste momento?
Pedro - Sou ambicioso mas tenho consciência das minhas limitações e de que ainda tenho muito para aprender, sim espero lá chegar, mas neste momento sinto-me bem onde estou, pois sinto um orgulho enorme de puder dizer que treino a equipa de onde eu cresci como homem, como ser humano, rodeado das pessoas que eu gosto, que me transmitem e significam muito para mim,e numa casa onde eu sei, sinto e acredito que tem algo especial que é a sua MÍSTICA, como tal merece algo mais. A minha tarefa, a minha busca, o meu sonho neste momento é de alcançar esse momento especial, levar a cabo esta caminhada que não foi iniciada por mim, mas sim por todos aqueles que passaram por esta casa com a mesma visão e com o mesmo sentimento e desejo, na busca do tal momento que levará o nosso nome mais alto e que mesmo que seja por um breve momento, por mais breve que este seja... SERÁ NOSSO, SERÁ VIVIDO E PARA SEMPRE RELEMBRADO NAS NOSSAS MENTES... É isso que desejo neste momento e nada tem maior grandeza para mim que ser campeão no clube onde estou, a minha adorada terra!! Peço que nos continuem a apoiar, que continuem a nos dar força, que continuem a ser únicos, que continuem a acreditar que é possível,unidos e com aquela MÍSTICA que nós que somos broeiros sentimos quando enchemos aquele pavilhão!! Um grande agradecimento ao Gonçalo Ferreira pelo convite para esta entrevista, permitindo assim de certa forma dar a conhecer a casa do ARC Catarinense, dos Broeiros, onde prevalece a união, disciplina, humildade, formação e a transmissão de bons valores e de saber estar num meio de competição numa modalidade que merece tudo de bom e todos os seus praticantes e intervenientes.
Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria