Calixto segura a bola perante Flox - Desporto Leiria
ECBenedita 3 - 4 UD Leiria

Este sábado num dos jogos da 3ª Divisão Série C que opunha equipas do Distrito de Leiria foi um jogo emotivo, com muitas oportunidades e que a U.D. Leiria venceu com a vantagem construída na 1ª parte e com o Externato a falhar muito na finalização na 2ª parte.


5 Inicial EC Benedita – Wilson, Dário, Telmo, Ângelo e Simões

5 Inicial UD Leiria – Cabete, BA, Mica, Calixto e João Pedro



O inicio do jogo foi electrizante, com o Externato a apostar no 5x4 logo na saída da bola, com Flox a entrar para o lugar de Wilson e por pouco não surpreendeu a equipa do Leiria. A União ganha a bola e no contra-ataque, Calixto é travado em falta por Telmo, mesmo à entrada da área.

Nos primeiros minutos da partida, a União pressionou alto e o E.C.B. tentava organizar o seu jogo, mas seria a U.D.L. a inaugurar o marcador, com Mica a receber a bola na ala direita, a puxar para dentro e a rematar rasteiro junto ao poste, fazendo assim o 0-1. A equipa de Leiria continuava a pressionar o adversário e ia criando oportunidades, enquanto o E.C.B apenas conseguia chegar à baliza de Cabete em transições rápidas. Numa dessas situações, Flox ganha espaço na ala e cria uma situação de 2x1, mas rematou para defesa de Cabete. A pressão por parte da U.D.L. era eficaz, e numa perda de bola de Dário, Mica assiste Calixto para o 0-2.

A partir deste golo, a U.D.L. baixa as suas linhas defensivas e o Externato consegue finalmente equilibrar o jogo, com boas jogadas de ataque organizado, sendo que o Leiria ia explorando o contra-ataque. Numa jogada de contra-ataque, Mica remata da ala e faz um grande golo, com um chapéu perfeito a Wilson, e estava feito o 0-3. O jogo continua com o Externato com mais posse de bola e a UDL a defender mais baixo, e numa boa combinação ofensiva, Telmo remata para uma defesa incompleta de Cabete, e na recarga faz o 1-3. O Externato carregava, a UDL acumulava faltas, e quando faltavam 3 minutos David faz a 6ª falta para o Leiria. Luís Antunes substitui Cabete na baliza e defende o livre de 10 metros marcado por Telmo. Antes do intervalo, o Externato encostava o Leiria atrás e Flox a passe de Telmo remata à meia-volta para uma boa defesa de Cabete. Na última jogada da 1ª parte, Flox ganha a bola a Mica e só com o guarda-redes pela frente, permite a defesa de Cabete.

Uma entrada forte da U.D. Leiria permitiu ganhar vantagem no marcador, e mesmo jogando mais recuado criou sempre perigo, com Mica a fazer uma grande exibição. O Externato foi mais perigoso quando teve espaço para jogar o seu futsal, mas o inicio de jogo menos conseguido ditou o 1-3 ao intervalo.

Na 2ª parte, o Externato entrou mais pressionante, para tentar dar a volta ao resultado, mas o Leiria defendia bem e ia adiando o golo. Aos 15 minutos, Flox faz falta sobre Mica e recebe um cartão amarelo. Mas continua a falar com o árbitro que lhe dá o 2º amarelo e respectivo vermelho. A União ficou a jogar em superioridade numérica, mas o Externato defendeu bem e conseguiu mesmo marcar, com Ângelo a ganhar uma bola, a sair rápido na ala e a assistir Pedro para o 2-3. O Leiria continuou em 4x3 e quase3 chega ao golo, com o João Pedro a rematar à barra e BA a rematar por cima. A seguir, João Pedro remata junto à linha de fundo, e Flipinho faz auto-golo para o 2-4 da UDL. Este golo foi muito contestado pelo banco do Externato, pois a expulsão de Flox aconteceu aos 15:40, e o golo do Leiria aos 13:30, e gerou-se alguma confusão com a reclamação da equipa da casa.

A partir daqui, o Externato pegou no jogo e com muita posse de bola e pressão alta tentava dar a volta ao resultado. Aos 11 minutos, Telmo faz um bom passe para Pedro, e após sentar Cabete remata, mas Mica salva sobre a linha de golo. O Externato carregava e Ângelo faz o 3-4 num grande golo, com um remate da ala a entrar ao ângulo, sem hipóteses para Cabete. A 4 minutos do fim o Externato aposta no 5x4 e criou inúmeras situações para empatar o jogo, mas a equipa da casa falhou muito na finalização. Mesmo a acabar o jogo, numa saída de Cabete, Ângelo é derrubado dentro da área e o ECB reclama grande penalidade, mas o árbitro decide dar um cartão vermelho directo a Ângelo, por simulação.

Um bom jogo de futsal, muito emotivo e com muitas situações de golo. Com uma primeira parte marcada pela pressão alta da UDL a levar o jogo até aos 0-3, com Mica em destaque. E uma 2ª parte com mais domínio do Externato que falhou muito na finalização, e uma arbitragem desastrosa que manchou um grande jogo de futsal.

Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria