Pedro Portela, Frederico Malhão e Pedro Soares. O que têm estes senhores em comum? Tudo! Primeiro
ponto de união: jogam andebol. Segundo: os três são canhotos. Terceiro: começaram todos em Leiria e, na
próxima época, vão encontrar- se em Lisboa, onde vão representar o Sporting. Mas há mais! Estão, neste preciso momento, a trabalhar para as respectivas selecções nacionais e, a partir da próxima época, até vão partilhar casa! Existem no mercado vários utensílios para canhotos, como tesouras, ratos para o computador ou facas, e se existe residência neste País que deveria estar repleta desses produtos seria precisamente esta.
Há quem diga que os esquerdinos são mais aptos para o desporto e se formos analisar a fundo a questão, pelo menos no que concerne a Leiria, até parece ser verdade. É que além de Portela, Malhão e Soares, todos os jogadores do distrito de Leiria que passaram, pelo Sporting com um registo relevante, pelo Sporting, foram outros três canhotos, que até tinham outra coisa em comum, já que eram todos da Nazaré: Sérgio Sigismundo, Vladimiro Pinto e Inácio Carmo...

Aos 20 anos, Pedro Portela é já um nome consagradodo andebol nacional. Apesar na temporada passada ainda ter idade de júnior, jogava pelos seniores e até foi decisivo na conquista da Challenge Cup, a primeira
prova internacional ganha pelo andebol português. Para 2010/11 espera “voltar a vencer” a competição europeia, mas o principal objectivo é mesmo chegar ao título nacional. “Isso tem mesmo de ser“, afirma.
Pedro Soares e Frederico Malhão, ambos com 18 anos, chegam agora, pela primeira vez, ao Sporting,
depois de terem feito todo o percurso de formação no Atlético Clube da Sismaria.
Em princípio jogarão apenas pelos juniores e não se apresentam com particular pressa em dar o salto para o escalão sénior. “Uma coisa de cada vez”, dizem em uníssono. Por agora, querem adaptar-se bem a Lisboa e ao clube, e chegar ao título nacional júnior.

A entrar na quarta época de leão ao peito, Pedro Portela será uma espécie de cicerone dos seus colegas. Os três estão felizes por se encontrarem. “Do Sporting só me pediram que os apoiasse em tudo.” Ciente da “responsabilidade”, o jovem formado no Académico de Leiria está também feliz por sentir toda a confiança da instituição que representa. Tanto Malhão, pontadireita, como Soares, lateral-direito, não escondem a admiração pelo novo colega, que consideram um “exemplo”, não só pela “maneira de ser”, mas também “pelo que joga” e pela “dedicação ao andebol”.


Miguel Sampaio - Jornal de Leiria