O concelho de Leiria vai receber, a 14 de Agosto, um dos momentos mais importantes da 72ª edição
da Volta a Portugal em Bicicleta. Passada a montanha, o contra-relógio individual que liga a praia do Pedrógão a Leiria, com uma extensão de 32,6 km, será disputado na véspera da derradeira etapa e deverá ter um papel decisivo nas contas da vitória final.
A autarquia conseguiu trazer para a região esta prova, um dos momentos mais marcantes do panorama desportivo nacional, a custo zero,“potenciando as riquezas naturais, depois de vários anos sem receber a principal prova do pelotão nacional, Leiria decidiu aderir ao ‘espectáculo’. As razões prendem-se com a “afirmação turística” da região em plena época estival, e patrimoniais” do concelho. E tudo isto conseguindo encontrar formas de financiar todo o processo. “O investimento financeiro necessário para a realização desta etapa será assegurado através de comparticipação comunitária, Programa RUCI – Rede Urbana para a Competitividade e Inovação do Pinhal Litoral, além de apoios privados”, garante o presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Estando a partida prevista para a praia do Pedrógão, em plena época balnear, Raul Castro considera
que este evento “atrairá ainda mais turistas, dinamizando a economia local”. Além disso, e “tendo em conta
que está prevista a presença de cerca de duas mil pessoas, entre atletas, equipas, organização e comunicação
social, este evento esgotará a capacidade hoteleira da região”, assegura.
Mas vai mais longe na enumeração das vantagens que esta organização oferece ao concelho. Uma vez
que estamos a falar da penúltima etapa, um contra-relógio individual com um papel decisivo nas contas finais
da competição, Raul Castro não tem dúvidas que o espectáculo concitará “um aumento da atenção do público e dos órgãos de comunicação social, sobre a região”.


O percurso

O primeiro ciclista deverá sair da Rua Maré Viva, no Pedrógão, pelas 14:15 horas. O percurso passará pela Praia da Vieira, Vieira de Leiria, Monte Real, Ortigosa, Regueira de Pontes, Ponte da Pedra e Leiria, onde
no Largo Cónego Maia estará instalada a meta.
A Volta a Portugal em Bicicleta começa a 4 de Agosto, em Viseu, e termina a 15 de Agosto em Lisboa. Os ciclistas vão ter de percorrer 1613 km ao longo dos 11 dias que dura a prova. O espanhol David Blanco, vencedor em três ocasiões, é o principal favorito ao triunfo final.

Jornal de Leiria