Naide Gomes repetiu hoje a prata de Gotemburgo 2006 com o seu melhor salto da temporada (6,92) nos Europeus Barcelona 2010, conquistando a 22.ª medalha para Portugal em eventos do género.
Após liderar, com um primeiro ensaio de 6,64 metros, a atleta do Sporting viu-se relegada para o quarto e até o quinto posto, com um salto nulo pelo meio, devido aos desempenhos da armada de Leste.
A vencedora do concurso e nova recordista letã (6,92), Ineta Radevica, que representou o FC Porto nos Campeonatos de Portugal, a russa Lyudmila Kolchanova, campeã em Gotemburgo2006, a compatriota Olga Kucherenko, líder continental, e a ucraniana Viktorya Ribalko colocaram a pressão do lado da portuguesa, mas Naide respondeu à altura.
Radevica igualou depois a marca da portuguesa, também ao quarto ensaio, e beneficiou do seu concurso mais constante, com 6,73, 6,87 e 6,79, sempre acima dos 6,68, que constituíam a segunda melhor marca da lusa.
“Queria ganhar, lutei até ao fim, mas no último salto já entrei a medo por causa do joelho. E... uma medalha é uma medalha”, congratulou-se a saltadora originária de São Tomé e Príncipe, com 30 anos.
Kucherenko terminou com o bronze, graças aos 6,84 alcançados já na segunda metade da prova, enquanto Radevica e Gomes se ficaram pelos nulos nas derradeiras oportunidades, já com a prata e o ouro respectivamente garantidos.
“Há sempre o gosto amargo do empate. Nunca desmoralizei e pensava sempre em chegar lá à frente. O último salto também conta, como diz o meu treinador”, afirmou Naide Gomes, já vice-campeã mundial de pista coberta em Doha2010, após quartos lugares nos Mundiais ao ar livre de Berlim2009 e Osaca2007.

SapoDesporto