" No Futebol desde miúdo "

Ricardo Costa ' Costinha ' - Jogador de Futebol


Ricardo Costa, mais conhecido no mundo do futebol por Costinha, é um jovem jogador de futebol, já com uma carreira desportiva bastante interessante, tendo representado dos melhores clube da nossa região. Costinha começou a sua formação no clube União Desportiva de Turquel, depois teve passagens por clubes como a União de Leiria, Ginásio de Alcobaça, União Desportiva de Rio Maior, Beneditense, voltando de novo ao clube de Turquel.

DesportoLeiria - Boa tarde Ricardo. Conta aos leitores do Desporto Leiria como iniciaste a carreia de futebolista?
Costinha - Boa tarde a todos os leitores. Bom, iniciei a minha carreira com 5 anos de idade na União Desportiva de Turquel. Fui convidado por uma membro da direcção do clube que estava a apostar na formação nesse ano e aderi.

DesportoLeiria - Que clubes já representaste e o que gostaste mais de representar ou que guarda melhores recordações?
Costinha - Até este momento representei 5 Clubes. Comecei na no UD Turquel com 5 anos, em juvenil representei o UD Leiria, júnior de primeiro ano fui para o Ginásio de Alcobaça e júnior de segundo ano também comecei a época no Ginásio mas saí em dezembro visto que tive uma proposta do UD Rio Maior que nesse momento jogava em sintético e estava na segunda divisão nacional de juniores. Em sénior de primeiro ano estive no Beneditense. E nestas duas últimas épocas regressei ao UD Turquel visto não ter possibilidade de treinar devido à universidade. Quanto ás melhores recordações destaco 3 clubes que foram UD Leiria a nível futebolístico pois proporcionou-me defrontar alguns jogadores que agoram despontam no futebol nacional tais como Daniel Carriço, Rui Patricio, Adrien e é sempre bom jogar contra os melhores pois permite-nos evoluir. Ao nível de companheirismo e união destaco o UD Turquel e o ABCD, sem dúvida os melhores momentos e dos quais guardo grandes amigos.


Desporto Leiria - Qual o melhor momento que que viveste na tua carreira desportiva?
Costinha - Sem dúvida o UDLeiria pois fez-me crescer muito como jogador e jogar em níveis mais competitivos. Também gostei da experiência no UD Rio Maior pois tive a sorte de ter Mauro Pulquério como treinador. É um treinador que trabalha muito a táctica e fez-me evoluir muito a esse nível.

DesportoLeiria - Como classificas a última época na União Desportiva de Turquel?
Costinha - Foi uma época aquém do desejado pois pretendíamos ficar nos 10 primeiros lugares, mas num clube com as condições do UD Turquel nem sempre é facil moralizar os jogadores, aliás, nem sequer é facil compor um plantel devido ao pelado e á concorrência dos outros clubes e como era um plantel limitado, com várias nuances entre as quais 30% do plantel ser composto por estudantes universitários ou pessoas que não podiam treinar e so compareciam no treino de sexta e ao jogo domingo, sabíamos que não seria fácil atingir os 10 primeiros lugares mas tínhamos isso em mente, penso que ficámos a 7 pontos desse lugar.
A nivel pessoal deu para cumprir os meus objectivos que passavam por me manter no futebol e trabalhar bem enquanto esperava por outras propostas.


DesportoLeiria - Como será a tua próxima época, recebeste alguma proposta?
Costinha - Sim, neste momento tenho 3 propostas, duas de equipas da divisão de honra da zona onde estudo, Coimbra, e outra da distrital de Viseu. Estou a ponderar as propostas mas é certo que irei jogar lá para cima de forma a que possa treinar em condições e jogar regularmente para poder dar um possível salto para os campeonatos nacionais.


DesportoLeiria - Tens objectivos futuros de representar um clube de maior dimensão como profissional?
Costinha - Quando era juvenil estipulei um objectivo para a minha carreira que era jogar na extinta 2ª divisão B ( 2ª Divisão actual). Estive perto desse objectivo quando fui promovido a sénior no UD Rio Maior visto que a direcção apostava em mim mas era primeiro ano de sénior e sabia que ia jogar muito pouco naquele campeonato e então decidi assinar pelo ABCD pois o mister Mauro fez força para que eu fosse e sabia que ali podia jogar regularmente. Neste momento penso acabar os meus estudos e jogar por Coimbra. Se conseguir jogar regularmente na honra de Coimbra penso que na próxima epoca poderei chegar a uma 3ª nacional e aí depois é trabalhar bem para chegar o mais longe possível.

DesportoLeiria - Obrigado Costinha pela tua disponibilidade e vontade demonstrada para fazer esta entrevista e felicidades para as próximas etapas da tua carreira.
Costinha - De nada foi um prazer, obrigada eu pelo convite do Desporto Leiria e quero dar os meus parabéns por este site que é muito importante para o futebol do nosso distrito.

DesportoLeiria