Cerca 250.000 espectadores viram o beneditense João Silva fechar o top10, no maior Triatlo do planeta, disputado, no domingo, 18 de Julho, em Hamburgo. A prova foi ganha por Javier Gomez. Bruno Pais foi 17º e Duarte Marques 25º.
Nesta prova participaram quase todos os melhores triatletas da actualidade: das 9 medalhas que os Jogos Olímpicos (2000, 2004 e 2008) já atribuíram à modalidade, os donos de seis delas estavam hoje em Hamburgo. Portugal alinhou com Bruno Pais, Duarte Marques e João Silva.
Para iniciar a prova mergulharam no rio Alster 67 triatletas. As temperaturas amenas ao longo das últimas duas semanas aqueceram o Alster até quase 26 graus Celsius o que não permitiu o uso do fato isotérmico. Sem surpresa, os bons nadadores russos Denis Vasiliev e o seu irmão Ivan lideraram desde o início, tendo sido Denis a sair em primeiro lugar da natação. João Silva seguiu sempre no grupo da frente, tendo feito a primeira transição na 9.ª posição. Duarte Marques e Bruno Pais saíram nas posições 38 e 59.
No início do ciclismo formou-se, na frente, um grupo de treze atletas onde estava João Silva. Este grupo nunca conseguiu muita vantagem e na segunda volta foi alcançado pelos atletas que seguiam atrás, formando-se um grupo de trinta e três atletas, onde já se incluíam os outros portugueses, em prova, Bruno Pais e Duarte Marques.
O grupo principal de 33 atletas tentou afastar-se dos perseguidores, mas Whitfield e Shoemaker conseguiram levar o grupo da perseguição até aos líderes no final da sétima volta.
Na última volta Vasiliev forçou e conseguiu uma vantagem de 30 segundos ao chegar à segunda transição. O Norte-americano Mark Fretta também se destacou alguns segundos e os dois partiram a correr para as quatro voltas com uma pequena diferença de um grupo de perseguição muito rápido. João Silva saiu para a corrida em quadragésimo lugar, a 26 segundos do líder.
Vasiliev e Fretta tiveram uma liderança de curta duração, o alemão Frodeno e o australiano Courtney Atkinson passaram para a frente e impuseram um ritmo elevadíssimo. Após a primeira volta, Frodeno e Atkinson já tinham a companhia de Gomez (ESP), Brad Kahelefeldt (AUS), Sven Riederer (SUI), e Tim Don (GBR). Este grupo era muito grande para Frodeno e Gomez, que forçaram na volta 2 e construíram uma vantagem de 20 segundos a meio da corrida. O duo continuou a lutar lado a lado até que Gomez, a 2 Km da meta, decidiu elevar o ritmo e o alemão não foi capaz de o acompanhar, mesmo perante os adeptos da casa. Gomez passou a linha de chegada com 1:43:07. Frodeno garantiu o segundo lugar a 16 segundos e completou o pódio Tim Don .
João Silva começou a corrida um pouco atrás (40.º) mas, revelando ser um dos melhores corredores do pelotão, foi sempre recuperando posições, tendo conseguido fechar o top10 com o tempo de 01:44:14. Bruno Pais chegou na 17ª posição. Duarte Marques fechou um excelente resultado global para Portugal com o seu 25º lugar.
Com mais este brilhante resultado, João Silva passou a ocupar a 11.ª posição do ranking do Campeonato do Mundo de 2010.

Benedita FM