André Perre - Jogador de Futebol


" Paulo Torres ensinou-me muito, cresci muito com ele como jogador e como pessoa"


André Perre, é um jovem jogador de futebol, que joga na posição de médio centro, representa actualmente o Grupo Desportivo de Peniche da 3ª Divisão. Começou a sua carreira desportiva no Hóquei em Patins, mas percebeu que o "seu" desporto era o futebol e começou a jogar no Beneditense, mais tarde viria a sair pela a União Desportiva de Rio Maior e há duas épocas viria a assinar pelo Peniche.

DesportoLeiria - André Perre conta aos leitores do Desporto Leiria como começaste a tua carreira desportiva?
André - Desde pequeno que pratico desporto, não sendo o futebol a minha primeira modalidade. Começei no Hóquei, por influência dos meus primos. Quando o Beneditense retomou os seus escalões de formação optei pelo futebol porque sempre foi o que realmente me fascinou. Entrei para o Beneditense com 8 anos. Grandes amizades criadas, grandes vitórias e, sobretudo, grandes anos passados no Beneditense.

DesportoLeiria - Que clubes já representaste e o que guardas as melhores recordações?
André - Já representei 3 clubes (A Beneditense CD, UD Rio Maior e GD Peniche) e guardo dos três, de maneira diferente, as melhores recordações possíveis. O Beneditense deu-me oportunidade de jogar futebol e de me formar como homem, em Rio Maior foi onde evolui mais e o Peniche foi o clube que apostou em mim. Foram e são, três clubes, muito especiais para mim.

DesportoLeiria - Qual o treinador que te marcou na tua curta carreira?
André - Não vou dizer que não gostei de algum treinador porque gostei de todos os treinadores que tive, pois todos me ensinaram alguma coisa. Mas se tiver de referenciar um, falaria no Paulo Torres porque foi um treinador que em 2 anos me ensinou muito. Cresci muito com ele, tanto como jogador como pessoa, foram 2 anos inesquecíveis.

DesportoLeiria - Qual o jogador de futebol que te enche mais as medidas?
André - Kaká. É o médio mais espectacular do futebol mundial. Ataca, defende, marca golos… dos melhores de sempre!

DesportoLeiria - Qual o ponto alto da tua carreira até ao momento?
André - Os melhores momentos são sempre as vitórias. E de facto, o ponto mais alto, foi ter sido campeão distrital de Leiria na época 2003/2004, em juvenis. Era uma geração fantástica e tenho pena que não tenha sido tão aproveitada como devia pelos responsáveis do Beneditense. Tínhamos magníficos jogadores, uma notável equipa técnica, o ambiente era perfeito e foi um ano memorável. Logo no ano seguinte, vencemos também a Taça Distrital de Leiria. No ano passado, termos alcançado a manutenção na última jornada também foi bastante saboroso depois de uma época muito difícil em termos de lesões, castigos, etc.

DesportoLeiria - Estás no GD Peniche, e jogas na 3ª Divisão, não é para todos, um jovem com a tua idade chegar aos Nacionais tão cedo, sentes que tás no clube ideal para seguir a carreira?
André - Sim, estou no clube ideal para seguir a minha carreira. O Peniche surpreendeu-me e muito pela positiva. É um clube super organizado, excelentes condições para que não falte nada a ninguém e, acima de tudo, as pessoas são extremamente sérias. Em termos desportivos, queremos que esta seja uma época memorável e cheia de vitórias. Vamos trabalhar para isso!

DesportoLeiria - Estiveste também no UD Rio Maior, um clube que vive dias muito difíceis, como viveste todos aqueles problemas naquele clube?
André - Não é um tema que eu goste de recordar, prefiro guardar as melhores recordações do Rio Maior. Mas foram momentos extremamente difíceis que passei lá. Ordenados em atraso, falta de condições para treinar, jogadores a passar fome, jogadores lesionados sem qualquer tipo de tratamento, etc etc … Foi um ano super difícil, superado apenas porque ostentávamos um grande grupo de trabalho! Éramos todos amigos e os treinos eram um momento para estarmos juntos e para nos divertir-mos a jogar futebol. Era um clube com condições de 1ªDivisão, mas com uma organização miserável. Desportivamente, foi um ano positivo. Tivemos sempre na discussão pela subida de divisão, tínhamos uma grande equipa e grandes jogadores, com quem tive o prazer de partilhar o balneário. Recordarei para sempre este grande grupo ao qual me orgulho de ter pertencido.

DesportoLeiria - Tens objectivos futuros de representar um clube de maior dimensão como profissional?
André - O meu grande sonho e objectivo, neste momento, é levar o Peniche cada vez mais alto e sermos cada vez mais fortes. Mas o objectivo de qualquer jogador de futebol é conseguir sempre altos e melhores “voos”. E eu não fujo á regra, vamos ver o que o futuro dirá…

André - Quero agradecer-te, Gonçalo, pela entrevista e por estares a dinamizar o desporto de Leiria de uma forma excelente! Agradecer também aos meus pais, irmã, familiares e amigos porque estão sempre presentes e sem eles nada disto era possível. Um grande abraço, André Perre.

DesportoLeiria - De nada André. Eu e o Desporto Leiria é que agradece a tua disponibilidade demonstrada para esta entrevista, e desejo-te uma excelente época desportiva e que consigas atingir os objectivos a que te propões. Abraço!




Gonçalo Ferreira - DesportoLeiria