Miguel Pinheiro - Jogador de Futebol

"O Futebol  é uma grande lição de vida: ensina-nos a ganhar, a perder, a respeitar colegas e adversários.."

Miguel Pinheiro, é um jogador de futebol, que joga na posição de médio centro, que começou a sua formação no Ginásio Clube de Alcobaça, o clube da cidade de Alcobaça de onde é natural, cedo ingressou no Sportig Clube de Portugal onde acabou a sua formação chegando até a actuar pela equipa princial, e "construiu" uma carreira no futebol bastante interressante com passagens por clubes como Vilafranquense, Lixa, Mafra, Torreense e Igreja Nova, clube chegou a capitão de equipa. Esta época está a representar a União Desportiva da Serra da 2ª Divisão Nacional.

Desporto Leiria - Boa tarde Miguel, conta aos leitores do Desporto Leiria como começaste a tua carreira desportiva?
Miguel - Boa Tarde Gonçalo, antes de mais quero dar-te os parabéns pelo site e pelo trabalho que tens desenvolvido. Penso que este site é de facto uma mais-valia para o Desporto da nossa região. Depois agradecer o convite que me endereçaste para esta entrevista.
Comecei a minha carreira muito novo, penso que na altura teria 5 anos. Adorava jogar futebol com os meus amigos na escola e daí até começar os treinos no clube da terra foi um pulinho. Lembro-me que na altura, o Sr. Cavém treinava uma equipa no Ginásio e eu comecei a ir lá treinar. Treinava com jogadores mais velhos o que de certo modo me permitiu desenvolver mais competências e começar a aprender o que era o Futebol.  Depois iniciei o percurso de formação normal começando nos Infantis (na altura não havia Escolinhas), passando pelos Iniciados (ganhámos a Taça do Distrito de Leiria), Juvenis, isto sempre no Ginásio Clube de Alcobaça. Acabei a minha formação no Sporting Clube de Portugal onde passei 4 anos (dois de Juniores e dois na equipa B de Seniores).

Desporto Leiria - Passaste por vários clubes, como o Ginásio, Sporting, Vilanfranquense, Lixa, Mafra, Torreense, Igreja Nova, mas qual ou quais guardas as melhores recordações?
Miguel - De todos estes clubes guardo boas recordações. Tenho tido a sorte de por onde tenho passado tenho conseguido integrar-me bem nos grupos, criando grandes laços de amizade com os meus colegas e com todas as pessoas dos clubes. Em todos eles aprendi e cresci muito como jogador mas acima de tudo como Homem. Há sempre pessoas que nos acompanham e nos vão dando conselhos que temos de guardar para a nossa vida. O Futebol é isso mesmo é uma grande lição de vida: ensina-nos a ganhar, a perder, a respeitar colegas e adversários, a cumprir as leis do jogo, a ultrapassar os maus momentos e dificuldades e tudo isto pode ser transportado para o dia-a-dia da nossa vida.
Guardo com saudade e carinho os anos que passei no Ginásio Clube de Alcobaça a jogar com os meus amigos de infância e os anos que passei no Sporting Clube de Portugal onde aprendi muito do que era o Futebol.

Desporto Leiria - Foste cedo para o Sporting e jogaste ao lado de grandes nomes do futebol nacional, há algum que te ajudou muito em especial nessa adaptação?
Miguel - Sim é verdade, joguei com muitos nomes do Futebol Nacional e Internacional: Cristiano Ronaldo, Miguel Garcia, José Fontes, Edgar Marcelino, Paulo Sérgio, Marinho, Hugo Machado, Custódio, João Paiva, Ricardo Quaresma, Hugo Viana, Carlos Martins, etc.
Lembro-me de chegar ao Sporting e a primeira pessoa com quem comecei a falar foi o José Fontes , depois com a convivência do balneário todos nos fomos conhecendo e forjaram-se grandes amizades. Guardo com saudade os tempos em que vivi com o Miguel Garcia em Alcochete, tínhamos a casa sempre cheia de amigos, foram tempos bons.

Desporto Leiria - Qual foi até o maior momento até hoje na tua carreira?
Miguel - Penso que sem dúvida o facto de ter tido o prazer de representar durante 4 épocas o Sporting Clube de Portugal e de ter jogado pela Equipa A em alguns jogos de preparação. Em que joguei lado a lado com alguns dos meus ídolos de infância: João Pinto, Pedro Barbosa, etc.

Desporto Leiria - Até hoje qual o treinador que mais te marcou na tua carreira?
Miguel - Todos os treinadores que tive de alguma forma me marcaram porque me transmitiram conhecimentos técnicos, tácticos que permitiram desenvolver competências e ser um melhor jogador de Futebol. Penso que é essencial ouvirmos o que têm para nos dizer e trabalharmos sempre nos limites, só assim conseguimos atingir os nossos objectivos
Guardo com especial carinho o Mister Pedro Álvaro que foi meu treinador na equipa de Juvenis do Ginásio Clube de Alcobaça e que viu em mim potencial para algo superior. Foi ele que falou em mim aos dirigentes do Sporting e por isso lhe estarei para sempre grato.

Desporto Leiria - Esta época estás na União Desportiva da Serra, estás a adaptar-te bem a equipa?
Miguel - Sim estou, fui muito bem recebido por todos. Temos uma equipa nova com muitos elementos que chegaram este ano ao clube mas que foram bem recebidos pelos jogadores que estavam no clube há mais tempo. Penso que estamos a construir um grupo forte o que é uma mais-valia para a consecução dos objectivos. As pessoas do clube são espectaculares, dos dirigentes à equipa técnica, mostram abertura para falar e quando assim é as coisas são mais fáceis. 

Desporto Leiria - Quais os teus objectivos pessoais e da equipa para esta época?
Miguel - Os meus objectivos passam por evoluir enquanto jogador de Futebol, por jogar o maior número de jogos possível e ajudar a equipa na obtenção de muitas vitórias para atingir o objectivo da manutenção o mais rapidamente possível.

Desporto Leiria - Estás a competir na 2ª Divisão, mas tens um dia ainda o desejo de jogar num patamar superior ao que estás actualmente?
Miguel - Não é uma coisa que pense muito para ser sincero, é um desejo que nunca deixa de estar presente para alguém que queira sempre mais e melhor e todos sabemos que para além de talento, da dedicação e do trabalho é necessário ter uma pontinha de sorte, mas não penso muito nisso. Se algum dia acontecer melhor, até lá vou trabalhar sempre para ser melhor e ajudar a equipa.

Desporto Leiria - Eu é que agradeço Miguel por toda a disponibilidade que demonstraste para fazer esta entrevista e toda a força que tens dado para a continuação deste projecto que é o Desporto Leiria. Desejo-te que tudo te corra bem nesta época na União da Serra e consigas atingir os teus objectivos. Muito Obrigado e um grande Abraço Miguel Pinheiro.



Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria