João Pedro Silva - Triatleta

"O quarto lugar na final do Campeonato do Mundo e consequente 5º lugar final do Campeonato do Mundo foi sem dúvida um momento que me marcou bastante"

João Pedro Silva, é um jovem triatleta natural da vila da Benedita e que actualmente é o melhor português do ranking mundial e visto como um dos jovens mais promissores do desporto nacional. Mas o triatlo não foi a sua primeira modalidade, foi a jogar futebol e no clube da sua terra Beneditense que deu os primeiros passos na sua carreira desportiva. Foi através da iniciativa "Detecção de Talentos" que começou a praticar triatlo. Actualmente defende as cores do Clube Olímpico de Oeiras. Já conta com vários títulos no currículo,os mais importantes foram a nível nacional Tri-Campeão Nacional de Juniores e Campeão Nacional de Duatlo. A nível internacional, Campeão Europeu de Duatlo, Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Triatlo de Juniores, Vice-Campeão da Europa de Juniores e Bi-Campeão da Europa no escalão de sub-23.

DesportoLeiria - João Silva, conta aos leitores do Desporto Leiria como começaste a tua carreira desportiva?

João Silva - A minha carreira desportiva começou bem cedo, pratiquei natação desde muito cedo por indicação médica, mas senti-me sempre muito bem e nunca deixei de praticar desporto. Educação Física na escola sempre foi uma disciplina que me cativou bastante.

DesportoLeiria - Lembro-me que primeiro começaste a jogar futebol no Beneditense, como percebeste que o triatlo era o "teu" desporto?

João Silva - Joguei futebol no Beneditense algum tempo, adorei essa experiência acima de tudo porque era um grupo de amigos que se reunia para se divertir e nada mais, era um grupo fantástico, tenho imensas saudades dessa equipa, e é que para além de muito amigos e sempre na brincadeira conseguíamos ter uma equipa competitiva. A certa altura passei por um período em que me lesionei com muita frequencia e decidi abandonar o futebol e dedicar me apenas a natação, um ano depois apareceu o triatlo na minha vida.

DesportoLeiria - No triatlo, como todos sabemos juntas três fases de prova: natação, ciclismo e corrida, na tua opinião em que achas que és menos bom, ou que precisas de evoluir mais?

João Silva - No triatlo tudo é muito incerto, os próprios percursos podem determinar as principais dificuldades que temos, mas assim de grosso modo, penso que o ciclismo é o segmento em que posso estar menos apto, a natação e corrida têm um ligeiro ascendente sobre o ciclismo.

DesportoLeiria - Qual foi até hoje o maior momento na tua carreira desportiva?

João Silva - O quarto lugar na final do Campeonato do Mundo e consequente 5º lugar final do Campeonato do Mundo foi sem dúvida um momento que me marcou bastante, essencialmente pela surpresa que foi.

DesportoLeiria - Cedo foste para Lisboa para o Centro de Alto Rendimento, trabalhar junto de grandes atletas como a Vanessa Fernandes, aprendeste muito com ela?

João Silva - No Centro de Alto Rendimento do Jamor encontram-se muitos atletas, de Triatlo e de outras modalidades, e sem dúvida que vamos aprendendo um bocadinho com grande atletas como é o caso de Vanessa Fernandes.

DesportoLeiria - Fizeste uma época fantástica, de excelente nível acabando num 5º Lugar do Ranking Mundial, como te sentes como o melhor triatleta português da actualidade?

João Silva - Sinto que esta época foi realmente muito boa, muito longe do que poderia imaginar, sinto-me muito bem, porque vejo que todo o meu trabalho foi recompensado, e  sinto que também fui muito sortudo, porque apesar de ter tido alguns problemas físicos durante a época nenhum foi muito grave ao ponto de me obrigar a parar.

DesportoLeiria - Depois desta excelente época, que objectivos tens para a nova época, subir no Ranking Mundial?

João Silva - Esta época foi muito especial e também inesperada, portanto não sei bem com o que posso contar para o próximo ano, vou tentar trabalhar com a mesma ou ainda mais motivação e empenho que este ano, mas os resultados podem não aparecer.

DesportoLeiria - Um dos teus objectivos é estar nos Jogos Olímpicos 2012 em Londres, e todos nós acreditamos que tens qualidade chegar lá, sonhas com esse momento de disputar uma medalha Olímpica?

João Silva - Não, para já trabalho para estar presente em Londres e apresentar-me nas melhores condições, mas não é algo que pense com regularidade ou que viva obsecado, pois ainda falta muito e muita coisa pode acontecer.


Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria