 |
Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa |
O economista José da Silva Lopes, natural de Ourém, classificou a ineficiência dos investimentos públicos como “escandalosa”, considerando o investimento feito no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, como um “monumento à estupidez nacional em matéria de investimento”.
“A ineficiência dos investimentos públicos é escandalosa”, disse o economista numa conferência promovida pelo Tribunal de Contas, no âmbito do Dia Mundial da Poupança, sugerindo que antes da decisão política devem ser feitos estudos técnicos por entidades independentes.
Silva Lopes acrescentou, com ironia, que os alunos universitários deveriam fazer monografias sobre a eficácia do investimento público em Portugal, apontando casos como Sines, os pavilhões municipais e os estádios de futebol, nomeadamente o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.
O economista defendeu que devia haver uma avaliação técnica de investimentos públicos, antes de aparecer a decisão política, “mas técnica independente”. Para Silva Lopes, “os estudos técnicos são feitos por uns consultores que não sabemos bem que hipóteses é que lá puseram. Pode-se fazer estudos técnicos para justificar qualquer investimento até o estádio de Leiria”.
Questionado sobre as vantagens e desvantagens da entrada do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ex-ministro das Finanças e ex-governador do Banco de Portugal considerou que “obrigaria a fazer reformas estruturais” e que teria “consequências políticas complicadas”, já que seria “muito mais doloroso do que este Orçamento do Estado”.
Investimento com retorno
Leonel Pontes, presidente do Conselho de Administração de Leirisport, refere que a posição de Silva Lopes sobre o estádio “contém alguma verdade”. “O que o professor Silva Lopes diz não é nada de novo, até porque eu já disse o mesmo a quem de direito sobre a concepção e construção do Estádio”, frisa Leonel Pontes.
Sobre a exploração da infra-estrutura, Leonel Pontes considera-a “diferente” a avaliar pelas receitas do último jogo entre a União de Leiria e o Sporting. “Os 40 mil euros de receita do encontro do último domingo provam que se o aproveitamento versus rentabilidade forem bem feitos, o investimento tem retorno. Se o professor Silva Lopes tiver uma opinião para o rentabilizar mais que me diga”, acrescenta o administrador da empresa municipal, considerando que o Estádio é apenas “uma gota de água” no universo da Leirisport.
Texto/Foto - Diário de Leiria
This entry was posted on 11/03/2010 06:22:00 da tarde, and is filed under
estadio,
leiria
. Follow any responses to this post through
RSS. You can
leave a response, or trackback from your own site.