Valdés ultrapassa Diogo Amado
Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa


União de Leiria 1 - 2 Sporting CP


Marcadores: Carlão; Jaime Valdés (2)


Árbitro Principal: João Ferreira
Árbitros auxiliares: Venâncio Tomé e Luís Ramos



União de Leiria: Gottardi, Panandetiguiri, Mamadou Tall, Patrick, José António, Diogo Amado, Marco Soares, Pateiro, Silas, Carlão, N'Gal.


Sporting: Rui Patrício, Torsiglieri, Daniel Carriço, Evaldo, João Pereira, Abel, Valdés, André Santos, Vukcevic, Maniche, Hélder Postiga.


O Sporting de Paulo Sérgio venceu ontem a União de Leiria por 2-1 e isolou-se na terceira posição do campeonato, repondo a diferença pontual para Benfica e FC Porto, que já tinham ganho os seus desafios. A Únião de Leiria entrou atrevida em campo e logo aos dois minutos, o camaronês Ngal rematou e deixou Rui Patrício a olhar para a bola. Valdés respondeu com um remate de zona frontal, mas Silas colocou novamente a defesa leonina em sentido: fez o que quis de Carriço, assistiu Ngal, mas o camaronês não conseguiu a finalização perante a oposição de Evaldo. O Leiria estava mais acutilante, mas foi precisamente o Sporting que se adiantou no marcador. Postiga cruzou para Jaime Valdés, o chileno matou no peito e rematou de pé direito, batendo Gottardi pela primeira vez no Estádio Dr. Magalhães Pessoa. Não durou muito a vantagem leonina. Panandentiguiri furou pela direita, assistiu Carlão, que pôs Carriço fora do lance e fez o golo do empate. A Leiria justificava o empate e a cada iniciativa a defesa leonina parecia sempre demasiado incomodada com os homens do Lis. Até ao intervalo, novo golo podia ter surgido em qualquer uma das balizas, com Valdés a ver o seu remate parado por Gottardi, e Ngal a ver o seu esforço esbarrar em Daniel Carriço. A “fava” acabou por calhar novamente a Valdés. O chileno recebeu na esquerda, flectiu para o meio e de pé direito voltou a não dar hipóteses a Gottardi. A segunda parte começou novamente em alta rotação e com a Leiria a mostrar que vinha para discutir o resultado. Numa mesma jogada, os homens de Pedro Caixinha estiveram por duas vezes perto do empate. O Sporting não se amedrontou e deu início a um festival de golos falhados. Aos 53’, Valdés isolou João Pereira , este cruzou para Vuk, mas o cabeceamento do montenegrino bate em Hélder Postiga, que faz de defesa do Leiria. No seguimento, Maniche não teve sorte na recarga. Seguiram-se falhanços de Vukcevic e João Pereira, e nem mesmo Postiga conseguiu bater Gottardi num cabeceamento que passou a centímetros da baliza leiriense. O Sporting não resolveu a questão e a União de Leiria começou a crescer no encontro e a ponderar a possibilidade de conseguir o empate. Ngal foi dos mais ousados e por diversas vezes procurou levar a Leiria para a frente. Paulo Sérgio procurou então defender os três preciosos pontos na cidade do Lis e ganhou a aposta. Com este resultado, o Sporting sobe ao terceiro lugar da classificação, com 15 pontos, e ultrapassa o Sporting de Braga, já a equipa leiriense encontra-se na 12ª posição na tabela classificativa.

Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria