Estádio Municipal de Alcobaça
Árbitro: Jorge Faustino (AF.Leiria)

GC Alcobaça: Vitor Maranhão; Hélio (Davide Gonçalves, 33′), Nuno Sousa (Hugo Pereira, 70′), Carlos Fernandes, Silva, Serginho, Fábio Rosado, Tiago Lopes, Nuno Coelho, Rúben Silva (Janeca, 86′), Bruno Novo.

Treinador: Walter Estrela

A Beneditense CD: Davide Galinha; Danny Rafael, Gonçalo Mello, Alex, Diogo Silva, Samuel Matis, Nélson (Francisco, 83′), Pimenta, Dimas, Batuto e Gonzaga (Miguel Serrazina, 58′)

Treinador: Mauro Pulquério

Marcadores: Pimenta (19′), Hugo Pereira (75′) e Bruno Novo (86′)

GC Alcobaça 2 - 1 A Beneditense CD

Jogou-se na amena tarde deste Domingo no Estádio Municipal de Alcobaça, o maior derby concelhio do distrito de Leiria com o GC Alcobaça a receber e a vencer o vizinho Beneditense por 2-1. 
Muitos beneditenses deslocaram-se a Alcobaça para apoiar a equipa estando quase em igual número quantos os adeptos da equipa da casa, criando um bom ambiente nas bancadas. O jogo começou bastante equilibrado a meio campo, com muita luta de parte a parte, com as duas equipas com duas zonas centrais bastantes fortes, o GC Alcobaça com um meio campo com Hélio Aurélio, Tiago Lopes, Fábio Rosado e Nuno Coelho e o Beneditense com Dimas, Samuel Matias e Batuto. 
O Beneditense foi a primeira criar perigo, num canto batido por Pimenta na direita, Nélson desvia ao primeiro poste e quase que inaugurava o marcador. Aos 19 minutos surge o golo da equipa da Benedita, com Gonzava a rematar a entrada da área, defesa incompleta de Vitor Maranhão e a surgir Pimenta muito rápido solto de marcação a rematar para o fundo das redes fazendo 0-1.
O GC Alcobaça tentou reagir com iniciativas de Bruno Novo na direita do ataque mas sem conseguir criar perigo para a baliza de Davide Galinha.
Walter Estrela sentiu que desvia arriscar mais, estava a perder em casa e lançou no jogo Davide Gonçalves para o lugar de Hélio Aurélio para reforçar o ataque ginasista. 
O GC Alcobaça tinha mais bola, dominava territorialmente a partida mas não conseguia criar oputurnidades iminentes de golo, com a defesa do Beneditense a estar bastante segura. Já perto do intervalo seria Nuno Coelho, numa excelente jogada individual a receber a entrada da área, a flectir para dentro a fazer um remate forte e colocado para uma excelente defesa de Davide Galinha com a ponta dos dedos com a bola ainda a bater na trave da sua baliza. Esteve perto o Ginásio de empatar mas o jogo haveria de chegar ao intervalo com vantagem para os comandados de Mauro Pulquério.
Na segunda parte esperava-se ainda mais emoção pois até os elementos da claque do GC Alcobaça, Raio Azul 'decidiram' ir apoiar a equipa á semelhança da claque do Beneditense, prometendo uma partida interessante dentro e fora das quatro linhas.


A segunda parte começou com o GC Alcobaça a assumir as despesas do jogo, estava a perder e tentava tudo para chegar ao empate, Davide Gonçalves que tinha entrado na parte começava a aparecer mais no jogo e criar desequilibros na esquerda do ataque. O Beneditense assumia uma postura de contra-ataque com a equipa bastante compacta com apenas saídas rápidas de Gonzaga e Nélson. O Ginásio de Alcobaça tinha mais posse de bola mas não conseguia criar situações de grande perigo para baliza de Davide Galinha. Os treinadores das duas equipas mexiam nas suas equipas com as entradas de Hugo Pereira para o GC Alcobaça e Miguel Serrazina no Beneditense. Até que já a entrada do último quarto de hora, Nuno Coelho descobre Davide Gonçalves na esquerda que passa pelo seu opositor directo Gonçalo Mello e com um excelente passe desmarca Hugo Pereira que remata á saída de Davide Galinha e fazer a bola entrar junto ao segundo poste tocando ainda na mão do guardião beneditense. Estava feito o empate 1-1 no Municipal de Alcobaça.
O empate veio trazer um ânimo extra á equipa da casa, que sabendo faltar ainda 15 minutos na partida balanciaram-se no ataque tentando chegar á vitória. E o golo da vitória haveria de chegar ao 86 minutos através de um livre directo superiormente convertido por Bruno Novo á entrada da área do Beneditense. Nos festejos do golo, Silva viu o segundo amarelo por agressões verbais a Batuto. Walter Estrela reformolou a equipa para os últimos minutos com a entrada no jogo de Janeca. Ainda antes do fim do jogo mais expulsões para o lado do Beneditense de Danny Rafael e Gonzaga e do treinador Mauro Pulquério por palavras dirigidas ao árbitro. Os ânimos estavam muito exaltados mas a vitória já não fugiu ao GC Alcobaça que controlou bem o jogo até final da partida.
A vitória do GC Alcobaça foi justa, na medida em que foi a equipa que teve mais posse de bola e mais volume ofensivo, dominando a maior parte do jogo.
O árbitro teve uma má actuação, nunca conseguido segurar o jogo, tentando-o fazer com a mostragem de vários cartões, mostrando não estar ao nível de um jogo desta importância.

Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria