Bruno Novo - Jogador de Futebol 11 e Futebol de Praia


"O futebol de praia está no sangue de qualquer nazareno que jogue futebol"

 
Bruno Novo, 28 anos, natural da Nazaré, é um jogador de futebol 11 e também de futebol de praia, joga na posição de avançado e começou a sua formação no clube da sua terra GD "Os Nazarenos". Já "construiu" uma carreira bastante interessante com passagens por clubes como UD Serra, GD Peniche, CD Pataiense e actualmente representa o GC Alcobaça. No seu currículo têm uma Supertaça pelo GC Alcobaça, pela GD Nazarenos um Título de Campeão Distrital e uma Supertaça, pela UD Serra três Supertaças, uma Taça Distrital, um Título de Campeão Distrital e uma subida á 2ª Divisão B, na última época conquistou uma Taça Distrital pelo CD Pataiense.
No futebol de praia, no último verão sagrou-se Campeão da Europa ao serviço da Selecção Nacional ao lado de nomes como Madjer, Alan e Belchior, participou também no Campeonado do Mundo nos Emirados Árabes Unidos onde conquistou o 3º lugar. Foi ainda Campeão Nacional ao serviço do Sporting CP.

Desporto Leiria - Bruno Novo conta aos leitores do Desporto Leiria como iniciaste a tua carreira desportiva?

Bruno - Eu comecei a jogar nos infantis do G.D. “Os Nazarenos”. Talvez tenha sido influenciado pela família, porque grande parte dela esteve, e ainda está, ligada ao desporto, principalmente ao Futebol.

Desporto Leiria - Que clubes já representaste na tua carreira?
 
Bruno - Já representei o G.D. “Os Nazarenos”, U.D. Serra ,G.D. Peniche , C.D. Pataiense  e GC Alcobaça.

Desporto Leiria - Qual o melhor momento que tiveste na tua carreira até hoje?

Bruno - Relativamente ao futebol de 11, o melhor momento foi no União da Serra quando subimos á 2ª divisão B. Foi inédito, subimos em dois anos consecutivos.  

Desporto Leiria - Qual o treinador que mais te marcou até hoje e o jogador do futebol mundial em que mais te revês?

Bruno -
Tenho dois treinadores que me marcaram, Francisco Mota, porque foi ele que acreditou no meu valor nos meus primeiros anos de sénior e foi com ele que ganhei tudo o que havia para ganhar a nível distrital. O outro é o meu actual treinador, Walter Estrela, não tenho dúvidas que o Walter tem capacidade para treinar equipas de 2ª e 1ª Liga. O jogador em que mais me revejo é Luís Figo, agora ex-jogador, mas como jogador foi do mais completo possível, na minha opinião, um profissional que deu o exemplo de categoria, dentro e fora de campo.

Desporto Leiria - Praticas outra modalidade, futebol de praia, já chegaste a selecção onde foste campeão europeu e campeão nacional pelo Sporting, como te iniciaste nesta modalidade?

Bruno
- O futebol de praia está no sangue de qualquer nazareno que jogue futebol. Comecei por entrar nos torneios que se realizavam na Nazaré, e só aos 23 anos é que integrei na equipa do A.C.D. “O Sotão”. A partir daí aprendi tudo o que sei no futebol de praia, o mister Paulo “Chinês” e o adjunto Júlio Matias, vão ficar para sempre ligados á minha aprendizagem, eles ensinaram-me praticamente tudo acerca do futebol de praia.

Desporto Leiria - Foi especial conquistar esses dois títulos? O que ainda esperas conquistar?

Bruno -
Foram momentos que vou sempre recordar, ser Campeão Nacional pelo Sporting e uma semana depois, conquistar o título de Campeão Europeu, foi o culminar de uma época bastante longa e desgastante, de muito sacrifício mas que valeu a pena o resultado de todo o trabalho. Foi também muito especial para mim, estrear-me num mundial de futebol de praia e alcançar um digno 3º lugar. O próximo título que desejo conquistar é o de Campeão do Mundo, sei que é difícil pois há muitas seleções de qualidade que têm o mesmo objectivo, mas com muito trabalho e humildade, que a nossa seleção tem, vamos conseguir alcançar esse objectivo, vontade de vencer não nos falta para superar as dificuldades e alcançar o tão desejado título mundial.

Desporto Leiria - Estás no Ginásio Clube de Alcobaça, o clube está liderança da Divisão de Honra, como está a correr este teu regresso ao clube alcobacense?

Bruno - Penso que está a correr bem, temos uma excelente equipa. Estamos no lugar que queremos, agora é continuar a trabalhar para reforçarmos este lugar, é natural que os adversários nos queiram ganhar e joguem contra nós com uma motivação extra, mas estamos cientes daquilo que queremos e a nossa motivação de estarmos em 1º tem que ser maior que qualquer adversário. 

Desporto Leiria - O objectivo passa por alcançar a subida de divisão?

Bruno - Esse é o objectivo de todos os jogadores, sabendo que da parte da direcção, ninguém nos pediu esse objectivo. Mas trabalhamos para ganhar todos os jogos e no final veremos o que acontece.

Desporto Leiria - Esperas um dia ainda jogar num patamar superior ao que te encontras neste momento?

Bruno - Desejo sempre trabalhar da melhor forma possível e sei que no Ginásio estou a treinar como muitas das equipas da 1ª e 2ª Liga trabalham. Já tive a oportunidade de jogar em patamares superiores, mas tive que escolher um caminho e escolhi o Futebol de Praia.

Achei este blog bastante interessante, muito bem construído com a particularidade de acompanhar de perto todas as equipas do distrito e ter já algum conhecimento do comportamento das equipas aliando-se ás estatísticas. Desejo o maior sucesso para este blog e estou ao dispor do que precisarem. Abraço a todos e saudações desportivas

 
Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria