João Ricardo Silva - Jogador de Hóquei em Patins

"No Sporting CP quero afirmar-me como jogador e como pessoa"


João Silva - Foto: Pedro Alves
João Ricardo Silva, natural de Turquel, é um jovem jogador de Hóquei em Patins. Começou a praticar a modalidade bastante cedo na "aldeia do hóquei", depois viria a completar a sua formação com passagens por clubes como a Biblioteca Instrução e Recreio, SC Marinhense e Sport Lisboa e Benfica onde se sagrou Campeão Nacional no escalão de Juvenis. Depois da passagem pelo clube benfiquista voltaria ao HC Turquel onde no última época conquistou um honroso 3º lugar no Campeonato Nacional. Maiss recentemente transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal, juntando-se assim a equipa de juniores leonina onde vai reencontrar vários colegas de selecção como Gonçalo Alves ou André Pimenta. Nas Selecções Nacionais Jovens, já têm um currículo fantástico, onde já conta com dois títulos de Campeões de Europa, de Juvenis em Bassano e ainda este ano de Juniores em Viareggio, Itália.


Desporto Leiria - João Silva conta aos leitores do Desporto Leiria como começou a tua carreira desportiva?

João Silva - Comecei a patinar aos 5 anos, confesso que os primeiros tempos foram díficies e devo agradecer aos meus colegas de equipa que sempre me incentivaram imenso a continuar a praticar a modalidade. Iniciei a carreira no clube da minha terra, o Hóquei Clube de Turquel.

Desporto Leiria - Quais foram os clubes que já representaste até hoje?

João Silva - Na minha ainda curta carreira já representei quatro clubes, o HC Turquel , Biblioteca IR, SC Marinhense , SL Benfica e agora como sabes assinei recentemente pelo Sporting CP. Guardo boas recordações de todos eles e todos foram importantes na minha formação como jogador.

Desporto Leiria - Qual foi o treinador que mais te marcou?

João Silva - O treinador que mais me marcou foi o Nélson Lourenço. Apesar de tudo é uma pessoa muito especial, que sempre me deu opurtunidades de mostrar a minha qualidade como jogador e sempre acreditou em mim e por isso é uma pessoa a quem devo muito.

João Silva com a camisola do HC Turquel - Fotos: Miguel Silveira Cabral
Desporto Leiria - Qual foi a pessoa que mais te influenciou no hóquei?

João Silva - O meu pai porque é uma pessoa que percebe muito de hóquei em patins, foi um grande jogador e jogou ao mais alto nível. Ele quer sempre o melhor de mim, incentiva-me muito, ajuda-me no que devo melhorar e está sempre ao meu lado, nos bons e maus momentos.

Desporto Leiria - Qual foi o momento mais marcante da tua carreira?

João Silva - Quando fui Campeão Nacional pelo SL Benfica em Juvenis e quando fui pela primeira vez Campeão Europeu em Bassano, Itália. Foram dois momentos muito especiais que guardarei sempre no meu coração, pois foram os meus primeiros dois grandes títulos que espero que sejam os primeiros de muitos.

Desporto Leiria - O que te levou recentemente a sair do HC Turquel?

João Silva - Saí do HC Turquel devido a divergências entre mim e o clube, mas assumo a minha parte da culpa dos erros que cometi, sei como sou, mas não guardo ressentimentos de ninguém. Quero apesar de tudo agradecer ao HC Turquel por me ter acolhido como jogador depois do Benfica, numa fase menos boa da minha carreira e me ter ajudado a relançá-la.

Desporto Leiria - Assinaste recentemente com o Sporting, como te sentes?

João Silva - Sinto-me bem, gosto de novos projectos e estou sempre pronto a acolhê-los. Quero aproveitar esta opurtunidade da melhor maneira para me afirmar no hóquei nacional como jogador e como pessoa. Quero também agradecer a direcção leonina pela confiança que depositou em mim.

Desporto Leiria  - Tens representado as Selecções Jovens Nacionais, como foi para ti alcançar os títulos Europeus?

João Silva com o Troféu de Campeão Europeu
João Silva - É uma sensação única, indíscritrivel, um momento que qualquer hoquista deseja viver. Representar o nosso país, envergar aquela camisola já é fantástico e juntar isso á conquista de troféus é ainda melhor. Eu disfrutei desses momentos da melhor maneira com os meus colegas, porque sei que poderão não se repetir.

Desporto Leiria -  A que patamar esperas chegar como hoquista?

João Silva - O meu sonho é evoluir cada vez mais e continuar á procura de novos desafios e sempre cada vez mais altos.
Espero um dia jogar ao mais alto nível, e jogar no estrangeiro, nas grandes ligas mundiais como a Liga Espanhola e Liga Italiana.

Quero também agradecer ao Gonçalo Ferreira por me ter proporcionado dar esta entrevista e quero realçar o excelente trabalho que ele tem vindo a realizar no Desporto do nosso Distrito de Leiria. Obrigado e continuação de bom trabalho.


Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria