" Tinha vontade era de jogar futebol "

Gonçalo Santos ' Mello ' - Jogador de Futebol


Gonçalo Santos, mais conhecido por Mello, é um jovem jogador de futebol, que começou a sua carreira desportiva no hóquei em patins, mas cedo percebeu que a sua vontade era jogar futebol. Mello começou a sua formação no Ginásio de Alcobaça, e sempre representou esse clube até esta última época passando por todo os escalões de formação.

DesportoLeiria - Gonçalo conta aos leitores do Desporto Leiria, como iniciaste a tua carreira desportiva?

Gonçalo - Bem, como quase todas as crianças, o meu sonho era ser jogador de futebol, mas tendo um irmão mais velho e um pai ligados ao hóquei foi por ai que comecei.
Com praticamente 5 anos de idade, já tinha uns patins debaixo dos pés, mas logo desde muito cedo, todos repararam que eu tinha muito pouco jeito para aquilo, e que eu estava bem era com os pés bem assentes no chão, e então, fizeram-me a vontade em praticar futebol. Em Setembro e a iniciar mais uma época desportiva, e eu com 5 anos, fui logo inscrever-me, juntamente com o meu pai, no Ginásio Clube de Alcobaça, onde entrei para a equipa de escolinhas.
 
DesportoLeiria - Sempre representaste o Ginásio de Alcobaça enquanto jogador?
 
Gonçalo - Sim, posso dizer isso, apesar de ter tentado outros voos esses não se terem vindo a concretizar. Em Iniciados, fui fazer treinos à Academia de Alcochete e à Académica de Coimbra e em Juvenis fui ao União de Leiria.

DesportoLeiria - Qual o melhor momento da tua curta carreira e qual foi o que mais te marcou como jogador?
Gonçalo - Acho que o melhor momento de qualquer atleta é ganhar títulos e são sempre esses que vêm em primeiro lugar. Em Iniciados, na época de 2002/2003 ser Campeão Distrital e Finalista da Taça é sempre bom ainda mais para gente muito jovem como era o meu caso na altura, e outro momento foi ser Campeão de Juniores, enquanto eu ainda era Juvenil, e agradeço desde já ao treinador Gonçalo Raimundo, pois foi ele que me lançou e que apostou em mim num escalão superior, mas acho que essa aposta veio da boa época que eu estava a fazer no escalão de Juvenis, a cargo do prof. Mário Costa. Ser chamado a integrar a convocatória para a Selecção Distrital de Leiria.

DesportoLeiria - Como classificas a tua última época no 

Ginásio de Alcobaça?

Gonçalo - Para ser muito sincero, foi muito frustrante pois foi sem dúvida alguma a pior época que realizei nesta minha curta carreira desportiva. Foi uma época cheia de altos e baixo, com algumas lesões e outras situações menos agradáveis. Certo que também houve momentos que correram bem e quando tudo parecia que tinha "fintado" esses contratempos, fiz um jogo menos conseguido, o treinador deu lugar a outro, o meu colega teve bem até ao fim do campeonato e só tive de o apoiar. Mas um jogador mesmo que faça uma boa época espera sempre mais dele.

DesportoLeiria - Sei que já trabalhas como treinador no escalões de formação, primeiro no Ginásio de Alcobaça depois assumindo o comando técnico da União Recreativa do Bárrio. Qual é a sensação de ajudar estes miúdos a evoluir?

Gonçalo - Ajudar alguém é sempre bom, então se tivermos ao mesmo tempo a fazer aquilo que gostamos é óptimo. Não querendo fazer comparações, foram sem dúvida duas realidades diferentes.
O Ginásio de Alcobaça, já com uma estrutura montada e com ideias bem delineadas, com umas condições diferentes e com muitos miúdos onde pode haver mais "competição" entre eles, obrigando-os a dar o máximo em cada treino e em cada jogo e também com pessoas responsáveis para tratar de cada assunto, consoante o caso. No caso da União Recreativa do Bárrio, foi um caso novo, uma realidade nova, uma estrutura começada do zero, onde muitos miúdos não sabiam que ia existir onde tivemos que partilhar o campo com os escalões de futebol 11 do Ginásio de Alcobaça, onde nunca tivemos jogadores suficientes para encher a ficha de jogo. Tivemos de ser Nós, e quando falo de "Nós", estou-me a dirigir à comunidade do Bárrio e sua freguesia, pois foram eles que fizeram as  balizas e os bancos de suplentes.
O que tenho de realçar é a força de vontade dos miúdos do Bárrio, pois sendo poucos, quase nenhum tinha dado um pontapé numa bola, e a "levarem" dez e vinte golos em cada jogo, muitos deles evoluíram bastante ao longo desta época.
 
DesportoLeiria - Como será a tua próxima época, já recebeste alguma proposta?

Gonçalo - Sim contactaram-me do Grupo Desportivo Os Nazarenos e da Associação Beneditense de Cultura e Desporto, e posso desde já afirmar que vou representar o clube da Benedita na próxima época. Espero vir a mostrar o meu verdadeiro valor e ajudar este meu novo clube a chegar aos seus objectivos.

Desporto Leiria - Tens objectivos de um dia conseguir chegar a um patamar mais alto como jogador de futebol?

Gonçalo - Acho que é o objectivo de cada jogador chegar a um patamar mais elevado, jogar com os craques que vimos todos os dias na televisão.

Desporto Leiria - Obrigado Gonçalo por toda a disponibilidade demonstrada em concederes esta entrevista e boa sorte do Desporto Leiria para a tua carreira no futuro.

Gonçalo - Eu é que agradeço o convite do Desporto Leiria e parabéns por este site que está a divulgar e bem o desporto do nosso distrito.

DesportoLeiria