Juvenal Oliveira - Jogador de Futebol

"O meu sonho é e sempre foi ser jogador profissional"  

Juvenal Oliveira, é um jovem jogador de futebol, que joga na posição de defesa central, que começou a sua formação no GD Nazarenos, o clube da terra onde é natural e têm tido uma excelente evolução na sua carreira desportiva, tendo já representado grandes clubes do nosso distrito como Marinhense, Ginásio de Alcobaça e União de Leiria, assinando recentemente contrato com a União Desportiva da Serra para a próxima época.

DesportoLeiria - Juvenal conta aos leitores do Desporto Leiria como iniciaste a tua carreira desportiva?
Juvenal - Comecei a jogar futebol quando tinha 6 anos no Grupo Desportivo “Os Nazarenos”, representei o clube da terra durante 6 anos. Foram anos muito importantes que passei neste clube, começamos a aprender os aspectos básicos do futebol, as amizades começam, ganha-se e desenvolve-se o espírito competitivo e sobretudo divertimo-nos, que é o mais importante nestas idades.

DesportoLeiria - Que clubes já representaste e o que gostaste mais de representar ou o que guardas as melhores recordações?
Juvenal - Joguei no Marinhense duas épocas, uma de sub-13 e o 1º ano de iniciado. No fim do primeiro ano de iniciado, fui fazer testes ao Sporting Clube de Portugal mas devido talvez à inconsciência da idade, acabei por assinar pela União Desportiva de Leiria, clube que na altura demonstrou interesse na minha aquisição.
Foram 5 anos em Leiria, um clube que ficará para sempre no meu coração pois foi lá que passei os melhores momentos da minha curta carreira.
Acabando o contrato com a União de Leiria, onde tinha falhado o meu último ano de júnior devido a duas graves lesões, tive o convite de ir jogar para o Ginásio de Alcobaça.

DesportoLeiria - Qual o melhor momento que viveste até hoje na tua carreira?
Juvenal - Já tive momentos muito bons na minha carreira, mas os mais marcantes foram, sem dúvida, as convocatórias para a selecção nacional e quando o mister Domingos Paciência me chamou para integrar o treino da equipa profissional, aos 16 anos. Para um miúdo de 16 anos, poder integrar os treinos com os profissionais que nos servem de exemplo e que mais admiramos, foi sem dúvida um dos momentos mais marcantes da minha vida.

DesportoLeiria - Como classificas a última época em que representaste o Ginásio Clube de Alcobaça?
Juvenal - Foi uma época bastante importante para mim, pois vinha de um período bastante conturbado devido às operações no joelho a que fui sujeito. Tive a primeira volta toda sem jogar porque ainda não tinha condições para tal, no entanto força de vontade e esforço nunca me faltaram.
O Mister Gonçalo falou comigo várias vezes e aconselhou-me a levar as coisas com calma porque a minha condição física não me permitia fazer tudo, apesar da minha ansiedade em voltar ao campo.
Andei muito desmoralizado, mas os meus colegas e sobretudo a minha família deram-me sempre forças para levar as coisas para a frente. Recuperei totalmente, comecei a jogar na segunda volta e superei as minhas expectativas, não estava à espera de recuperar a forma tão facilmente, mas felizmente tudo correu bem, ficámos em 3º lugar no campeonato e fomos finalistas na taça distrital de Leiria. Por outras palavras, posso garantir que foi uma época muito importante, pois foi também a transição dos juniores para o futebol sénior. Foi este clube que acreditou em mim e na minha recuperação, bem como me deu oportunidade de demonstrar o meu valor.
Gostaria de agradecer o apoio que os meus colegas de equipa me deram sempre durante toda a época, à equipa técnica, ao departamento médico e a todos os responsáveis da direcção que sempre confiaram em mim e nas minhas capacidades enquanto atleta. Vou ter sempre um carinho muito especial pelo Ginásio de Alcobaça.

DesportoLeiria - Assinaste recentemente com a União Desportiva da Serra, como te está a correr a pré-época no novo clube?
Juvenal - Sim é verdade, assinei com a União Desportiva da Serra. Foi um salto muito importante para mim, pois joguei pouco tempo a época transacta e consegui chegar a um clube da 2ª Divisão Nacional. A pré-época está a correr bem, a equipa é muito unida e encontrei muitos colegas que conheci na formação da União de Leiria, o que levou a uma adaptação mais rápida.
Temos uma equipa muito jovem mas ao mesmo tempo experiente, vamos tentar fazer o melhor possível no Campeonato e na Taça de Portugal.

DesportoLeiria - Tens objectivos futuros de representar um clube de maior dimensão como profissional?
Juvenal - O meu sonho é e sempre foi ser jogador profissional. Embora hoje em dia seja cada vez mais complicado, desde que jogo futebol, o meu pensamento foi sempre esse. Ser profissional. Tenho a perfeita noção que não vai se fácil chegar ao patamar do futebol português, mas sem esforço e dedicação nada cai do céu. Tenho lutado sempre mais e mais para conseguir esse feito, trabalho ao máximo nos clubes por onde passei e sei que tenho qualidades suficientes para chegar ao escalão profissional, isto e também um pouco de sorte, é tudo o que um jogador precisa para poder singrar.

DesportoLeiria - Obrigado Juvenal por toda a disponibilidade em dar esta entrevista ao Desporto Leiria, e boa sorte no teu novo clube e para tua a carreira desportiva. 
Juvenal - Eu é que agradeço por esta oportunidade e um abraço a todos os leitores do blog, em especial ao seu responsável, Gonçalo Ferreira.


DesportoLeiria