Pedro Caixinha, em entrevista ao Jornal de Leiria fez a antevisão do início do campeonato já neste fim de semana em Aveiro, frente ao Beira-Mar.

" Equipa com vontade de jogar"

A equipa está preparada para o primeiro embate?
Está. Não diria que a equipa está ansiosa, mas com vontade de jogar.
É bom ver essa alegria e essa dinâmica nos jogadores. Nós próprios também estamos com a vontade que o Campeonato comece, mas é preciso ter calma, porque tudo tem o seu tempo e domingo estaremos ainda mais preparados.

Que balanço faz da pré-época?
Extremamente positivo. Temos um grupo de trabalho fantástico. É importante realçar a entrega dos jogadores e a vontade de interagir com as nossas dinâmicas, os nossos princípios de jogo, a forma como vemos o jogo, a forma como gostaríamos que eles vissem o jogo para ser tudo mais facilitado. Nesse aspecto tem sido muito bom.
Depois naquilo que entendemos ser a ligação entre o treino e o jogo tem havido um transfer muito positivo e, quando assim é, é sinal de que esse trabalho está a ser apreendido. Há algumas excepções, mas está tudo dentro do que planeámos e esperávamos. Agora a nossa vontade é crescer mais, criar dinâmicas mais sólidas, consolidar os processos e continuar a evoluir.

Falta apenas um número dez para fechar o plantel?
Temos a equipa que pretendemos. Quando falamos de definições finais não é que precisemos do jogador A, B ou C. Precisamos de jogadores para determinadas posições para tornar o plantel mais competitivo e para nos dar mais soluções quer em termos internos quer em termos do Campeonato e das provas ao longo da época. Se tivermos competitividade interna a forma como iremos encarar os confrontos externos serão também mais facilitados. É nesse sentido que gostaríamos de ter, e temos já, um plantel que nos dê essa confiança. Mas se tivermos outras soluções, mais confiança teremos.

Já tem o onze e o sistema de jogo definidos?
Sem dúvida. Temos trabalhado mais o 4x4x2 e temos o 4x2x3x1 como alternativa. Temos a nossa forma de jogar e de ver o jogo e depois há uma estratégia de jogo, que não passará por uma alteração estrutural, mas sim por algumas situações de confronto que achamos necessárias, por exemplo, em termos defensivos ou ofensivos para contrabalançar os aspectos positivos e negativos dos adversários.

Jornal de Leiria