João Silva conquistou no passado Sábado em Vila Nova de Gaia o título Europeu de Triatlo no escalão sub23. Num espectacular sprint o triatleta da Benedita bateu o Campeão do Mundo Elite de Triatlo Sprint, Jonathan Brownlee. 
O início da prova não foi auspicioso, pois o atleta beneditense foi dos últimos a partir do pontão. “Estava tão concentrado que nem ouvi o preparar dos juízes, só me apercebi quando tocou a buzina.” Mesmo assim, ao escolher a melhor trajectória, conseguiu um dos melhores tempos na natação. Após a transição para o ciclismo (40 Km) formou-se um grupo de 17 homens que incluía dois portugueses: João Silva e Miguel Arraiolos. Contudo, não estavam alguns dos candidatos aos lugares da frente, como Mário Mola, João Pereira ou Pedro Palma. Este grupo manteve-se unido até bem perto do final, quando saltou para a frente o russo Artem Parienko que nas duas últimas voltas do ciclismo se isolou e acabou este segmento cerca de 40 segundos à frente do grupo em que tinha estado integrado. O 2.º grupo, apesar do trabalho que o trio de portugueses (Vasco Pessoa, Pedro Palma e João Pereira) desenvolveram para se juntarem ao primeiro a junção nunca aconteceu, tendo chegado com cerca de 1 minuto e dez segundos de atraso. Assim, os lugares de topo foram todos para os atletas do grupo da frente.
Na corrida final muito cedo se percebeu quem seriam os melhores. Jonathan Brownlee impôs um ritmo que apenas João Silva e o nº 3 do Ranking Mundial, Alexander Brukhankov conseguiram seguir. O trio manteve-se compacto durante 9800 metros, dos 10.000 que o segmento tinha. Foi mesmo preciso esperar pelos últimos metros para se saber quem seriam os primeiros classificados da prova.
Já com a meta à vista, ainda não se sabia para quem iria o ouro, a prata e o bronze. Foi então que o português mostrou as suas credenciais de sprinter e conseguiu repetir o sucesso que tinha obtido dois anos antes em Pulpí. Foi um final emocionante , nos metros finais João Silva deixou milhares de pessoas em euforia ao bater Jonathan Brownlee sobre a linha de meta. Este público, empolgado com a excelente vitória, acompanhou a cerimónia de pódio e fez questão de escutar e cantar "A Portuguesa".

Depois do sprint João Silva afirmou que "É extraordinária esta vitória, principalmente aqui em casa. As pessoas foram incríveis, espectaculares mesmo, durante todo o percurso. Foi graças a elas que tivemos este excelente resultado para Portugal", disse o jovem beneditense, que dedicou o "triunfo mais saboroso da carreira" ao público que o apoiou e aos pais, que presenciaram a prova.
Miguel Arraiolos voltou a fazer um excelente resultado, tendo terminado na 7ª posição. Pedro Palma, que competiu em casa foi 14º classificado, João Pereira foi 20º, Vasco Pessoa 25º e Ruben Costa foi 39º.
Na prova feminina, Bárbara Clemente, com um bom segmento de corrida, alcançou o desejado top10, foi décima classificada. A polaca Jerzyk deixou toda a concorrência para trás e arrebatou o título. A campeã da Europa Sub23 de 2009, Yuliya Sapunova (Ucrânia), conseguiu chegar à segunda posição, relegando a italiana Anamaria Mazzetti para o terceiro lugar. 

António Luís Silva