A nona etapa da Volta a Portugal em bicicleta vai atravessar o concelho de Leiria. Este sábado, o ‘circo’ será montado na Praia do Pedrógão, de onde partirão os ciclistas até ao centro de Leiria. A meta final estará colocada no Largo Cónego Maia, junto ao Jardim Luís de Camões.
Com um percurso de 32.6 quilómetros, o contra-relógio da 72º edição da prova não oferecerá grandes dificuldades aos corredores. Segundo refere o organizador, João Lagos, no site da prova, este contra-relógio será praticamente plano, com ligeiras elevações, em que os especialistas puros nesta matéria não terão necessidade de tirar muitas vezes as mãos do extensor. Isto porque não existirão muitas viragens nem muitas rotundas. Só mesmo no interior da cidade de Leiria, nos metros que antecedem a chegada é que haverá uma ou outra viragem. “ É um contra-relógio longo que pode favorecer homens como David Blanco. Estão criadas enormes expectativas sobre a decisão que este contra-relógio, agora de véspera, pode incutir na Volta a Portugal.”
A prova conta com a participação de seis equipas portuguesas e dez estrangeiras, constituindo um pelotão com 144 corredores.

Alterações ao Trânsito

O percurso da Volta vai obrigar a algumas alterações ao trânsito. Entre as 13 e as 18 horas, a circulação automóvel estará interrompida na Estrada Atlântica, entre Praia do Pedrógão e Vieira de Leiria; na EN 349, entre Vieira de Leiria e Monte Real; na ligação entre a EN349 e a EN109, variante a Monte Real; EN109, entre a rotunda de acesso à A17 e a entrada em Leiria; na Rotunda da Almuinha Grande (sentido Monte Real – Leiria).
Como trajecto alternativo é aconselhada a A17. No centro da cidade, os arruamentos Av. Heróis de Angola, R. de São Francisco, R. Coronel Teles Sampaio Rio, R. Capitão Mouzinho de Albuquerque, R. Dr. Afonso Acácio Serra, Largo Cónego Maia e Rossio de Leiria, entre a Rotunda do Sinaleiro e a Av. Heróis de Angola estarão encerrados entre as 7 e as 19 horas. A partir das 13 horas, o trânsito estará também proibido na Rotunda da Almuinha Grande, Ponte Euro 2004, Av. 22 de Maio, no sentido do centro da cidade, Ponte do Arrabalde, Rotunda do Estádio, acesso da Av. Bernardo Pimenta à Rotunda do Estádio, Av. 25 de Abril, no sentido descendente, Beco de São Francisco e acesso da estrada da Carreira de Tiro à EN 109.

Jornal de Leiria