Campeonato Nacional 2ª Divisão - 2ª Jornada 


 Caldas Rugby Clube 39 - 0 RC Lousã “B”

O CRC apresentou-se com o seguinte lote de jogadores:  Luís Gaspar, David Esteves, Edilázio Prado, José Maria Martins, David Marques, Pedro Frazão, Frederico Pimentel (5), Bruno “Pantera”, Guilherme Neves (2+2+2+2+3), Salvador Neves (5+5+3), Baltazar Figueiras, João Carrilho, Eduardo Pedroso (5), Pedro Antunes, Pedro Madaleno (5), Filipe Fazendeiro, Vasco Matos, Bruno Martins, João Vieira, Francisco Patrício 


 Treinador: Patrício Lamboglia 


Realizou-se no passado dia 16 de Outubro a 2ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão que opôs o Caldas Rugby Clube à equipa B do Rugby Clube da Lousã. Após a vitória na 1ª jornada, a equipa caldense apresentou-se bastante confiante para este jogo e este factor foi decisivo para o desenrolar do mesmo. Apesar de alguns jogadores ainda não apresentarem as melhores condições, o jogo desenvolvido pelos caldenses foi bastante dinâmico, tirando partido da boa qualidade do seu jogo à mão. O pack avançado caldense trabalhou muito e, apesar da menor dimensão, conseguiu superar o pack da Lousã. Em qualquer das fases estáticas do jogo, esteve superior aos experientes jogadores visitantes, tendo ganho a maior parte dos alinhamentos laterias; ao nível das mélées, não cedeu nas suas e conquistou algumas do adversário; e nas fases espontâneas superou-se ao adversário, quer ganhando constantes bolas nos rucks, quer através de maúls dinâmicos, que permitiram a conquista de terreno. Para esta dinâmica do pack caldense contribuiu bastante a dinâmica dos seus 3as linhas, os asas Pedro Frazão e Frederico Pimentel e o nº8 Bruno “Pantera”. Os três-quartos caldenses souberam dar boa utilização às bastantes bolas que lhes foram disponibilizadas pelos seus avançados, criando diversas situações de jogo à mão, atacando de todo o lado. Um pouco contra as indicações técnicas. Defensivamente, pode-se dizer que globalmente a equipa cumpriu o que se esperava, apesar de em algumas situações ter facilitado excessivamente a progressão da equipa adversária. Excesso de confiança??? A equipa da Lousã procurou de diversas formas ultrapassar a equipa caldense, primeiro tentando através das linhas atrasadas, o que não conseguiu quer pela boa defesa caldense, quer por má utilização da bola. Depois foi tentando através da utilização do jogo perfurante, com os seus jogadores avançados, mais pesados que os caldenses. Foi por aqui que foram criadas as maiores dificuldades aos caldenses, mas que acabaram por ser anuladas antes de obterem pontos. Esta dinâmica imposta ao jogo foi permitindo a marcação de pontos ao longo de toda a partida, com os primeiros 3 pontos a serem marcados a partir de uma penalidade aos 8 minutos. Aos 20 minutos é marcado o 1º ensaio e convertido o respectivo pontapé de transformação. Aos 31 minutos é marcado novo ensaio e respectivo pontapé. Aos 46’ novo ensaio e mais um pontapé de transformação. Aos 55’ e num momento de inspiração, o médio de abertura marca um pontapé drop. Aos 60’ e aos 75’ são marcados mais dois ensaios, só se convertendo um dos pontapés.


Este sábado realiza-se mais uma jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão com o Caldas Rugby Clube a receber no Campo de Rugby das Caldas da Rainha a Escola Superior Agrária de Coimbra pelas 15 horas.


Texto - Jornal das Caldas