Fábio Catarino - Jogador de Futsal

"Nunca hesitei em renovar contrato com o Externato"


Fábio Catarino, é um jogador de futsal que representa já alguns anos o Externato Cooperativo da Benedita, clube que compete na 3ª Divisão Nacional. Começou no futebol de 11 mas já pratica esta modalidade á algum tempo, adquirindo muita experiência sendo um jogador bastante influente na equipa da Benedita. Já disputou o Campeonato Nacional Universitário onde chegou á final por duas ocasiões e têm ainda no seu currículo o título de Campeão e uma Supertaça Distrital. Actualmente têm o irmão Dário Catarino, também ele ex-jogador de futebol de 11 a jogar ao seu lado no Externato Cooperativo da Benedita.

Desporto Leiria - Fábio conta aos leitores do Desporto Leiria como começaste a tua carreira desportiva?

Fábio - Iniciei a minha carreira desportiva relativamente cedo. Comecei por jogar futebol 11, onde estive até aos 17 anos, acabando por fazer o meu último ano de júnior já no futsal e no ECB, onde hoje continuo. 

Desporto Leiria - Qual o melhor momento que viveste na tua carreira como jogador de futsal até hoje?

Fábio - Tive vários momentos que me marcaram muito, como chegar por duas vezes à final do Campeonato Nacional Universitário, mas o melhor momento foi na época 2003/2004 em que fui Campeão Distrital e vencedor da Supertaça, com um grande grupo.

Desporto Leiria - Existe algum jogador no futsal em mais te revês?

Fábio - Um dos jogadores que mais admiro pela sua capacidade de improvisação, pela sua qualidade técnica, é o Falcão, jogador da Malwee (Brasil), para alguns o melhor de sempre.

Desporto Leiria - Chegaste a ter abordagens de outros clubes, ou não exitaste em renovar com o Externato?

Fábio - Todos os anos existem algumas abordagens, mas nunca hesitei em renovar contrato com o Externato.

Desporto Leiria - A última época do ECB não correu da melhor maneira, que objectivos esperas alcançar esta época pelo teu clube?

Fábio - É verdade, a última época não correu da melhor maneira, começamos mal e depois as coisas complicaram-se pois andar nos últimos lugares o campeonato todo torna-se muito mais difícil. Depois a sorte não quis nada com a nossa equipa em 12 derrotas, 10 foram por um golo de diferença, nos minutos decisivos o joga caí-a sempre para o adversário. Esta época espero que consigamos começar bem, é importante que nas primeiras jornadas obtenhamos vitórias/pontos que nos permitam controlar o resto do campeonato. O primeiro objectivo, e o principal é sempre a permanência na 3ª divisão, depois se andarmos no topo da tabela, nunca se sabe…
 
Desporto Leiria  - Como é jogares ao lado do teu irmão Dário no Externato?

Fábio - É muito bom, fiquei muito contente com a vinda dele para o Externato, além de acrescentar muita qualidade dentro e fora de campo. Já estava familiarizado com a forma de jogar dele, pois jogamos juntos, desde os 16 anos, nos torneios de verão daí já ambos conhecer-mos a forma de jogar e os movimentos que realizamos no campo.

Desporto Leiria - Espero ainda competir num patamar superior ao te encontras no Externato Benedita?

Fábio - Nunca se sabe, não digo nunca. E claro que gostava. Já tive propostas para jogar em outra divisão superior, não quis aceitar, mas nunca se sabe o futuro, desde que sinta que é vantajoso para mim e para o meu futuro.

Não me quero despedir, sem agradecer o convite ao Gonçalo Ferreira e à sua equipa, assim como por todo o trabalho desenvolvido em prol do desporto da região. 
Um muito obrigado e cumprimentos.

Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria