Antiga equipa do Condestável

Não, não se trata do regresso de D. Nun'Álvares Pereira quase 600 anos após a sua morte. Apesar de todos os problemas vividos pelo País,
não será ele quem irá resgatar Portugal da crise. Quem está mesmo de volta, após 13 anos de actividade nula, é outro Condestável, mais amigo da bola, o Condestável Atlético Clube, de São Jorge, Porto de Mós.
Fundado a 1 de Maio de 1964, este histórico do futebol distrital, que conta no seu palmarés com uma participação no Nacional da 3ª Divisão em 1977/78 e a conquista de uma Taça Distrital (na foto), há muito que deixou de ter actividade. Foi em 1997 que tudo parou. No entanto, um grupo de fiéis adeptos da instituição, de todas as faixas etárias, decidiram reactivar o Condestável.
A notícia espalhou-se com alegria pelas ruas da aldeia. Quem tem contribuido para o renascer do clube é a Associação de Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge, que cedeu o espaço onde funciona a sede provisória. “ As pessoas têm dado imenso apoio e disponobilizam- se para ajudar”, revela João Gomes, o novo presidente da direcção, com 26 anos. “Querem voltar a ver o clube vivo.” O novo líder da instituição tinha 13 anos quando o Condestável arrumou as bolas. Neto de um ex-presidente (José Cerca Serrano) e bisneto de um dos fundadores(Adelino Carreira Fino), João Gomes sabe o que é gostar do clube. Por isso, quer torná-lo novamente o centro da vida social e desportiva de São Jorge.
“ Esta era a oportunidade para voltar a dinamizar o clube e o associativismo na terra”, diz. “ Em São Jorge já só se fala no Condestável.” A opção “por enquanto” não passa por reactivar a mais tradicional das secções. “ Esclarecemos que, para já, não há condições para ter futebol.
É que o Condestável não tem dívidas, mas também não tem dinheiro...” As modalidades que vão arrancar de imediato é o paintball e o futsal, que terá uma equipa a competir
já em 2011/12, mas o objectivo da direcção é ter várias actividades culturais, sociais e de interacção com a comunidade.

Miguel Sampaio - Jornal de Leiria