O Benfica está em crescendo de jogo para jogo e isso viu-se, este domingo, no estádio Dr. Magalhães Pessoa em Leiria. Os encarnados venceram a equipa da cidade do Lis por 3-0, em jogo referente à 15ª jornada da primeira Liga de futebol.

Em Leiria a expectativa era grande para ver como iria o Benfica desenvencilhar-se da formação orientada por Pedro Caixinha, uma surpresa neste campeonato ao ocupar o quarto lugar após 14º jornadas. Para marcar as devidas distâncias, o Benfica entrou autoritário , pressionante e mais rápido do que o adversário nos primeiros minutos. Perante esta estratégia, os encarnados assumiram o domínio do jogo e as oportunidades de golo não tardaram em aparecer. Neste carrossel criado à frente da área do Leiria destacava-se Saviola. O pequeno argentino surgia sempre endiabrado quer no um para um, como na hora de rematar à baliza. O número 30 do Benfica começou aos dois minutos por falhar um cabeceamento em zona privilegiada, depois teve três remates que não tiveram o destino desejado. A verdade é que depois de tiradas as medidas, Saviola fez o gosto ao pé. À quinta tentativa e, perante os espaços dados pela defesa leiriense, o argentino não falhou e marcou o golo que já se adivinhava há algum tempo. Aos 27 minutos, Gaitán cruzou na esquerda, Salvio amorteceu a bola para Saviola e este rematou de pronto para fazer o primeiro golo do jogo. A União de Leiria, algo combalida, tentou dar a volta aos acontecimentos, procurando sair da sua área com a bola controlada e tentar conquistar o meio-campo adversário. Mas a verdade é que acabou por não mostrar argumentos para chegar à área contrária com verdadeiro perigo. Os avançados Zhang e Ngal estiveram sempre muito desapoiados e sem condições de incomodar Roberto. Com a vantagem conquistada, o Benfica pareceu baixar um pouco o ritmo e perdeu-se de algum modo o bom futebol que se viu na primeira meia hora. No entanto, a União Leiria não soube aproveitar tal facto parecendo sempre estar muito presa de movimentos.

No início da segunda parte o domínio encarnado não foi tão vistoso como no primeiro tempo e o Leiria subiu algo mais no terreno. A União de Leiria mais apoiada nas alas com a subida de Panandetiguiri e Patrick e com Ngal bem mais movimentado do que na primeira parte começou a chegar com mais frequência à área encarnada. Apesar da maior dinâmica e movimentação leiriense isso não resultou em situações claras de golo para a equipa da casa. Estas aconteceram, mas devido às saídas algo precipitadas de Roberto nos cantos contrários, caso do cabeceamento de José António por cima. Por seu lado, o Benfica voltou a partir para cima da defesa adversária e ia tendo oportunidades para pôr um ponto final no jogo, porém o guarda-redes Gottardi foi adiando a mudança no placard. Aos 80 minutos, Gaítan aumentou finalmente a vantagem. Numa boa jogada colectiva, Cardozo amortece a bola para Gaítan que, na pequena área, só teve de empurrar para o fundo das redes da baliza da União Leiria. Este segundo golo acabou com qualquer da hipótese de reacção leiriense que deitou a toalha ao chão, sendo os dez minutos finais totalmente encarnados marcados pela busca de mais um golo. Este acabou por acontecer por intermédio de Óscar Cardozo já sobre o minuto final. Franco Jara , que entrou na segunda parte, cruzou rasteiro e o paraguaio correspondeu com um remate certeiro.

Com esta vitória, o Benfica ocupa segundo lugar (33 pts) a oito pontos do líder FC Porto. Já a União Leiria permanece no quarto posto com 24 pontos.

 Resumo do Jogo:



Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria