João Traquina - Jogador de Futebol

" Tenho qualidade para jogar na Liga Zon Sagres "


João Traquina, é um jovem jogador de futebol, natural de Alcobaça, começou a sua formação como jogador no clube da sua terra natal, Ginásio Clube de Alcobaça, depois ingressou no SL Benfica, onde esteve apenas uma época, voltando ao clube alcobacense, de onde voltou a sair para representar a Associação Académica de Coimbra, clube onde se manteve ligado contratualmente durante várias épocas, sendo durante esses anos emprestado ao Grupo Desportivo Tourizense e Estoril Praia. Chegou também a ser cobiçado pelo Futebol Clube do Porto. No ínicio desta época terminou a sua ligação aos "estudantes" para assinar pelo Futebol Clube de Pampilhosa. Já representou por diversas vezes as Seleccções Nacionais Jovens de Portugal. O jogador alcobacense concedeu uma entrevista ao Desporto Leiria.

Desporto Leiria  - João conta aos leitores do Desporto Leiria como iniciaste a tua carreira desportiva?

João -
Iniciei a minha carreira desportiva no Ginásio Clube de Alcobaça ainda muito novo com 8 anos de idade. Aos 14 anos fui convidado para representar o Sport Lisboa e Benfica em iniciados e acabei por aceitar mudando-me assim para Lisboa. Com 16 anos de idade já juvenil mudei-me para Coimbra onde representei a Académica de Coimbra e clube pelo qual acabei por assinar contrato profissional após a minha ultima época de júnior.

Desporto Leiria - Que clubes já representaste na tua carreira?

João -
Ao longo da minha carreira representei clubes como o Ginásio clube de Alcobaça, Sport Lisboa e Benfica, Académica de Coimbra, Grupo desportivo Tourizense, Estoril Praia e Futebol clube Pampilhosa.

Desporto Leiria - Qual consideras o melhor/es momento/s da tua carreira até hoje?

João
- O momento em que assinei o meu primeiro contrato profissional, neste caso com a Académica de Coimbra, foi sem dúvida o melhor momento da minha carreira.

Desporto Leiria - Qual o jogador em que mais te revês no futebol nacional/internacional?

João
- Revejo-me no jogador internacional espanhol David Villa a quem já me compararam fisicamente e na forma de jogo, eu considero-o um dos melhores avançados do mundo.



Desporto Leiria  - Estive um ano no SL Benfica, que recordações guardas da passagem por aquele clube?

João -
A minha passagem pelo Benfica não foi o que eu tinha idealizado, desportivamente até correu bem consegui ser o  melhor marcador do plantel mas não consegui adaptar-me á zona e ao facto de estar sozinho e longe da familia. Mas ficaram as óptimas relações interpessoais que criei e que mantive até agora com pessoas que conheci lá.

Desporto Leiria - Estiveste vários anos, na Académica de Coimbra, mas foste muitas emprestado, qual consideras o motivo por não teres singrado no clube?

João -
A perseguição de lesões nos ínicios de época e também a falta de confiança de alguns treinadores em apostar nos jogadores jovens levaram-me a andar sempre emprestado. Não vejo outros motivos porque considero que tenho valor para jogar numa equipa de Liga Zon Sagres.

Desporto Leiria  - Acabaste por rescindir com os "estudantes", e assinaste pelo Pampilhosa, como está a correr a época a nível individual e colectivo?

João -
A nível individual a época não começou da melhor maneira mais uma vez com uma lesão que me impediu de jogar durante 2 meses, depois disso tem estado a correr bem, tenho tido boas prestações e já consegui fazer o gosto ao pé como se diz na giria. A nível colectivo os objectivos estão a ser conseguidos até ao momento, que são a manutenção e tentar atacar os primeiros lugares da classificação.

Desporto Leiria  - Sentes que tens qualidade para voltar aos grandes palcos do futebol português?
 
João - Com certeza que sim! E trabalho todos os dias nesse sentido.

Desporto Leiria  - Tens o sonho de ainda jogar num "grande" do futebol português ou quem sabe jogar no estrangeiro?

João - Sim claro que sim. Mas infelizmente as coisas por cá no nosso país não estão a correr da melhor forma, consequentemente a ideia de procurar uma solução no estrangeiro está a ganhar cada vez mais força.



Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria