No passado domingo abriu oficialmente a temporada do Hóquei em Patins com a disputa do 1º Troféu da Época, a Supertaça António Livramento no Pavilhão Mário Mexia em Coimbra. Frente a frente estavam o Campeão Nacional FC Porto e o vencedor da Taça de Portugal Sport Lisboa e Benfica e a vitória "sorriu" aos encarnados por 8-4. Do lado do Benfica estava turquelense Diogo Rafael que fez um golo no encontro e contribuiu com uma excelente exibição. Já o seu irmão Tiago Rafael não pode dar o seu contributo no encontro devido a estar lesionado.
Entrou melhor o Benfica no jogo com um golo de bandeira Ricardo Pereira, com um remate de longa distância, abriu o marcador para a equipa de Luís Sénica logo no primeiro minuto do desafio. O campeão nacional soube reagir conseguiu chegar à igualdade a 17 minutos do fim da primeira parte, num remate de Pedro Gil. A resposta do Benfica surgiu a 12 minutos do intervalo, altura em que beneficiou de uma grande penalidade. Luís Viana permitiu a defesa do guarda-redes do FC Porto Edo Bosch numa primeira instância, mas depois recuperou o esférico e bateu muito bem o espanhol, fazendo o 2-1. A formação da Luz voltou a marcar quando faltavam quatro minutos para o descanso. Com um remate absolutamente fantástico, o argentino Esteban Abalos superou o guardião contrário.  
Os “encarnados” viram, no entanto, o FC Porto voltar a reduzir o marcador a um minuto do intervalo. Pedro Gil foi novamente o autor do tento dos “azuis e brancos”.

O segundo tempo não começou de feição para a equipa de Luís Sénica, uma vez que Pedro Gil igualou na cobrança de um livre directo logo no primeiro minuto. A resposta do Benfica surgiu no minuto imediatamente a seguir por Diogo Rafael, no entanto, Reinaldo Ventura empatou novamente o jogo ainda no mesmo minuto na cobrança de um penalty. Depois de ter ameaçado por várias vezes a baliza contrária, o Benfica conseguiu finalmente passar para a frente do marcador. João Rodrigues assumiu o papel de protagonista, ao marcar os quatro golos “encarnados”. O jovem jogador começou por marcar a nove minutos do final, sentenciando o desafio com mais dois golos a três e dois minutos do fim, respectivamente. No último suspiro do desafio, João Rodrigues voltou a marcar na conversão de uma grande penalidade, confirmando o triunfo expressivo da equipa da Luz.

Parabéns do Desporto Leiria ao Turquelenses Diogo e Tiago Rafael por mais esta conquista !




Fotos: Sport Lisboa e Benfica


Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria