André Luís - Jogador de Hóquei em Patins

 " Ser capitão dos séniores do HCT, que é um clube grande, mítico e tem muitos adeptos atrás, confere-me ainda mais responsabilidade "


André Luís, é um jogador de hóquei em patins que representa actualmente a equipa da sua terra, o Hóquei Clube de Turquel, da qual é o capitão. É irmão do seu companheiro de equipa Vasco Luís.
Desde sempre representou o histórico clube da "aldeia do hóquei" passando por todos os escalões de formação da equipa turquelensense. 
No plantel actual, é um dos únicos dois jogadores que representou o HC Turquel na última presença na 1ª Divisão Nacional.
A nível de Selecção Nacional conta com 6 internacionalizações tendo enriquecido o seu currículo sagrando-se Campeão Europeu de Juvenis no ano de 1998 em França


Desporto Leiria - André Luís começaste a tua carreira desportiva logo pelo hóquei em patins?

André Luís - Sim, iniciei-me desde cedo nas lides do hóquei em patins, mais precisamente com 3 anos de idade em Setembro de 1986 nas escolinhas do H.C. Turquel e desde então não mais parei. Em simultâneo pratiquei Natação durante 6 anos, nos "Pimpões" nas Caldas da Rainha, mas o hóquei sempre foi a minha grande paixão e a da minha família, pelo que na altura de optar, escolhi o mais óbvio. Até ver são 25 anos ligados a esta modalidade, sempre ao serviço do "meu" H.C. Turquel.

Desporto Leiria - Qual foi o melhor momento que já viveste na tua carreira desportiva?

André Luís - Aponto dois grandes momentos colectivos na minha carreira enquanto atleta de hóquei em patins, o primeiro foi ter representado a nossa Selecção Nacional, conquistando o título Europeu de Juvenis em La Roche Sur Yon (França) em Outubro de 1998, contabilizando 6 internacionalizações, de que muito me orgulho. E o segundo foi a subida da 2ª para a 1ª divisão na época de 2001/2002 com o meu clube de sempre, o HCT, numa campanha fantástica e com um grupo que respirava união e prazer em jogar. 

Desporto Leiria - Foste internacional pelas camadas jovens da selecção e até foste campeão europeu de juvenis, foi especial esse título para ti?

André Luís - Já o referi na resposta anterior, foi um momento bastante marcante, as memórias datam de há 12 anos atrás, mas está tudo bem fresco na minha cabeça e quando a 30 de Outubro de 1998 soou o apito para o término do encontro e vencemos a final frente ao eterno rival, Espanha por 4-2, o sentimento foi de que estávamos no topo do mundo e tínhamos levado o nosso país a reconquistar um título que escapava há muitos anos a Portugal.

Desporto Leiria - Qual foi o jogador ou os jogadores que te foi mais difícil de defrontar até hoje?

André Luís - Provavelmente por ter sido meu companheiro de Selecção e também por o ter defrontado diversas vezes nas camadas jovens, Ricardo Barreiros, ex-Paço d'Arcos e S.L.Benfica e que nos dias de hoje actua no Liceo da Corunha na 1ª divisão Espanhola. Jogador explosivo e bastante difícil de parar. 

Desporto Leiria - És um "produto"  desse grande clube do hóquei em patins que é o HC Turquel, é um amor enorme por este clube?

André Luís - Sem dúvida, é uma instituição particular, com um funcionamento único no país, o meu amor pelo clube é devoto e confesso que tive algumas oportunidades para sair, mas nunca o fiz pelas mais variadas razões, entre as quais o amor que nutro pelo emblema que defendo. Faço a vénia às pessoas que estão por detrás deste sucesso recente do clube, pois nós, jogadores, damos a cara, mas há muita gente que faz um trabalho invisível e que tem de ser louvada. Um bem-haja para todas essas pessoas. 

Desporto Leiria - Como te sentes em ser o capitão dos séniores do HC Turquel, certamente é uma responsibilidade enorme?

André Luís - Durante o meu percurso enquanto jogador nos escalões de formação do clube, nunca fui capitão e quando o fui pela primeira vez nos séniores há umas épocas atrás não percebia bem a importância que o "cargo" representava. O capitão tem de ser o primeiro a dar a cara, deve ser o primeiro a elevar a moral dos colegas quando as coisas não correm bem e confesso que nem sempre o consigo ser e deve ainda ser o primeiro a mostrar uma conduta séria e trabalhadora, para arrastar toda a envolvência da equipa. O facto de ser capitão dos séniores do HCT, que é um clube grande, mítico e tem muitos adeptos atrás, confere-me ainda mais responsabilidade, pois somos postos à prova todos os fins-de-semana, a exigência é grande e o nível tem de ser sempre elevado. Se não conseguimos estar bem num determinado jogo, eu, como capitão, sou um dos principais responsáveis.  

Desporto Leiria - Penso eu que és o único jogador do actual plantel que já jogou na primeira divisão pelo HCT , achas que estão criadas condições para o HC Turquel subir ao maior escalão do hóquei em patins português?

André Luís - Não sou o único pois o Nuno Maurício estava connosco nessa altura, mas sou um dos dois que estavam e hoje, ao contrário desse tempo, sinto que as "bases" que o clube lançou nos últimos 3 a 4 anos, estão mais consolidadas e exigem uma subida de divisão. A estrutura do clube já não é de 2ª divisão há muito tempo e penso que mais tarde ou mais cedo, a curto/médio prazo, o nosso lugar será no escalão máximo do hóquei em patins nacional.

Desporto Leiria - Esse objectivo esteve bem perto há dois anos, numa temporada fantástica da vossa equipa, acreditas que este ano poderá acontecer?

André Luís -  É verdade, há dois anos estivemos bem perto de o conseguir e isso deixou marcas, pois ainda hoje muitas pessoas me recordam o que se passou e o facto de termos estado tão perto, naquele ambiente fantástico de comunhão entre jogadores e adeptos. Não o conseguimos, mas já passou, estamos a olhar em frente e estamos a sorrir ao futuro. A nossa equipa está com muita ambição e nunca iremos "embadeirar em arco", pois temos ideias claras daquilo que queremos para esta época e a nova estrutura técnica composta por Paulo Batista e Nélson Lourenço está a potenciar as nossas lacunas para que consigamos lá chegar. Sei que é um lugar comum dizer-se, mas preferimos pensar jogo a jogo e concerteza que no final de tudo, daremos muitas alegrias aos nossos adeptos.  

Não me quero despedir, sem deixar um apelo a todos os adeptos e amigos do Hóquei Clube de Turquel que nos sigam sempre com a paixão imensa que têm demonstrado e que fiquem certos de que todo o esforço e trabalho que temos vindo a desenvolver é para vos dar todas as alegrias que vocês merecem e, juntos, alcançaremos o sucesso a cada fim-de-semana. Saudações Turquelenses.

Ao Gonçalo Ferreira e sua equipa, por todo o trabalho desenvolvido em prol do desporto da região e em especial a todos os seguidores do Desporto Leiria, um muito obrigado e cumprimentos,

André Luís (Capitão H.C.Turquel)

Gonçalo Ferreira - Desporto Leiria